
27 de junho, de 2021 | 15:00
Fabricianense apresentará trabalho artístico na Finlândia sobre sustentabilidade
Ricardo Muralha
O traje da performance é composto com quase 2.000 tampinhas de garrafas e de frascos, trazendo como reflexão se o lixo produzido aderisse ao nosso corpo e fosse impossível se livrar dele

Para alertar acerca da situação atual do meio ambiente e a necessidade de reforçar os cuidados com a natureza, a artista cênica Karol Schittini, de 37 anos, natural de Coronel Fabriciano, irá apresentar um trabalho, entre os dias 15 de julho e 15 de agosto deste ano, na 5ª Bienal Europeia e Latino-Americana (Bela Bienal), que será realizada na cidade de Helsinque, na Finlândia. Nesta edição, a temática será Arte e Sustentabilidade” e contará com a exposição de trabalhos de arte contemporânea de mais de 100 artistas, da América Latina e da Europa.
A artista Karol Schittini, que tem origem no bairro Caladinho de Baixo, em Coronel Fabriciano, hoje mora na cidade do Rio de Janeiro. Em entrevista ao Diário do Aço, ela destacou a importância do seu trabalho que será apresentado na Finlândia presencialmente e também por meio de um curta-metragem, intitulado como E-ZOO”. A performance é uma provocação distópica, que chama a atenção aos hábitos de consumo e de descarte de lixo que promovemos desgovernadamente. Lembramos que não existe Nós e a Natureza. Nós somos a Natureza. O colapso de saúde que o planeta enfrenta hoje é o reflexo do que continuamente estamos produzindo sobre a face da Terra”, relatou.
Preparação
Conforme a fabricianense, a preparação para seu trabalho começou quando o figurino da sua performance foi idealizado e confeccionado. Eu pensei: e se o lixo que produzimos se aderisse ao nosso corpo e fosse impossível se livrar dele? Posteriormente à finalização da vídeo-performance homônima, que apresenta o nascimento da figura, iniciei a criação da performance ao vivo, que deseja estabelecer interatividade com o público. É um trabalho doloroso, que acaba expondo um pouco de mim e um pouco de toda a humanidade em mim, e naturalmente isso me causou um certo medo no processo criativo, também por estar sozinha nesse jogo, no qual atuo, dirijo e crio a dramaturgia da cena”, explicou.
Grande emoção
Karol Schittini também descreve como se sente em ter um trabalho apresentado fora do Brasil, em um evento internacional. Esse trabalho, projetado em janeiro de 2020, precisou se adaptar e ganhar uma versão em audiovisual pelo motivo da pandemia. Em março de 2021, a vídeo-performance foi exibida na V Mostra Internacional de Mímica Contemporânea, em formato on-line. E agora, estrear presencialmente em terras estrangeiras gera grande emoção, primeiramente por ser convidada para atuar na abertura da Bela Bienal, e também por poder representar o Brasil com minha arte”, salientou.
Origem
Renata Duarte
Karol Shchittini participará da 5º Bienal Europeia e Latino-Americana, que será realizada de 15 de julho a 15 de agosto

Nos primeiros dias de 2020, pouco antes de o mundo ter que entrar em isolamento social, o Rio de Janeiro passou por uma crise hídrica que durou quase um mês. A chamada Crise da Geosmina” atingiu os moradores de quase todo estado fluminense, que durante mais de um mês receberam a água em suas residências com fortes alterações de cor e cheiro, contaminada por resíduos domésticos e industriais. A artista cênica Karol Schittini, já na primeira semana da crise, viu sua casa se transformar num grande amontoado de garrafas plásticas e sentiu grande pesar por todo o meio ambiente. Assim surgem as primeiras inspirações para a criação da performance autoral intitulada E-ZOO”.
Traje
Confeccionado entre junho e julho de 2020, o traje-instalação da performance é composto com quase 2.000 tampinhas de garrafas e de frascos, além de outras embalagens, cascas, conchas e objetos de metal. O nascimento de E-ZOO” se deu como um vômito do mar”, entupido de lixo, e foi gravado pela artista em formato curta-metragem, que permanecerá em exibição na Bela Bienal até dia 15 de agosto. Ainda neste ano, a exposição chega ao Brasil e será exibida de novembro a janeiro de 2022 no Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro e de Niterói.
Produção
O E-ZOO é mais uma produção da Trupiniquim Produções Artísticas, e é o terceiro trabalho solo de Karol Schittini, que se iniciou no teatro aos 11 anos de idade na cidade de Coronel Fabriciano, com o diretor Ricardo Maia, e segue sempre no caminho da arte. Seus trabalhos autorais trazem a inquietude de uma artista antenada com seu tempo, quer emocionar, mas também provocar. Em seus dois solos anteriores (2013 e 2017) Karol aborda a condição da mulher em estado sertanejo, e da migração médio-oriental no Mediterrâneo, respectivamente.
Créditos
Realização: Trupiniquim Produções Artísticas
Produção Finlândia: BRA-FIN Consulting
Suporte para indumentária: Rosa Maria S. Schittini Garcia
Fotografia: Ricardo Muralha
Trilha do Vídeo: Ricardo D'Garcia
Montagem e Edição do Vídeo: Thiago Sobral
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]