27 de junho, de 2021 | 08:30
Profissional alerta: desorganização pode interferir na saúde mental
Bruna Lage
Lili explica que a organização dentro de residência vai desde a área de serviço, até a gaveta de roupa intima
(Bruna Lage - Repórter do Diário do Aço)
Lili explica que a organização dentro de residência vai desde a área de serviço, até a gaveta de roupa intimaA pandemia da covid-19 ainda mantém muitas famílias em casa, seja por falta de aulas presenciais ou por causa do trabalho à distância, em esquema de home office. De um modo geral, o convívio entre pais e filhos aumentou significativamente, assim como a necessidade de manter os espaços organizados. É o que aponta a personal organizer (uma organizadora pessoal, na tradução livre) de Ipatinga, Elisene Lopes.
Lili, como é mais conhecida, avalia que as famílias estão mais reclusas e mais em contato. E essa organização é importantíssima, para que sobre tempo para atividades em conjunto e que essas pessoas se curtam mais. Manter a casa organizada, assim como roupas, ajuda a manter o bom convívio e um clima mais leve em casa. Imagine um lar com quatro pessoas, onde nada é organizado? Sapato para todo lado e objetos diversos? Isso eleva o nível de estresse e impede a tranquilidade entre os membros desse conjunto familiar”, pontua.
Ela destaca que a personal atua em nichos, sua opção foi por trabalhar com residências, há também quem atue com artigos para pets, pré e pós-mudança, dentre outros. Lili atende em duas modalidades, presencial e on-line, por meio de consultorias e salienta que a organização cabe em todos os aspectos.
Um funcionário que tem uma mesa de trabalho desorganizada pode se perder, deixar de encontrar papeis e isso interfere no andamento do trabalho. Quando a pessoa está organizada, agiliza o tempo, consegue adiantar as coisas com facilidade e tem mais tranquilidade para desempenhar sua função”, assegura.
Planejamento
A dica de Lili para um dia de sucesso é seguir pequenos passos. Se a pessoa deixar sua cozinha arrumada antes de dormir, terá um início de dia melhor, tempo para tomar café com sua família e colocar o papo em dia com aqueles que ama. Do mesmo modo, ao separar a roupa que vestirá, ganhará em qualidade de vida, pois poderá fazer outras tarefas. São coisas mínimas e que podem auxiliar muito”, aconselha.
Além disso, passos como organizar gavetas e o guarda-roupas, diariamente, podem impedir que o caos se instaure naquela residência. O importante é fazer sempre, não deixar acumular a bagunça, porque isso pode dificultar e desanimar na hora de fazer em grande escala. É preciso dar um passo de cada vez”, opina.
Importância
Sobre a atuação do personal organizer, que abrange áreas como empresarial e residencial, Lili detalha que sua atuação visa identificar as dificuldades e desafios em relação a organização e o que os clientes vislumbram para o futuro, o que querem construir. Fazemos o planejamento para facilitar, por exemplo, no caso de uma gestante. Sabemos que a vida é corrida, principalmente nos primeiros momentos em casa com a criança, é muita coisa que a mãe precisa fazer. E nosso objetivo é tornar sua vida mais prática, que tudo fique a mão e possa descansar. Nossa profissão vem crescendo bastante, inclusive no Vale do Aço, onde somos entre 13 e 15 personais. Durante a pandemia as pessoas têm visto ainda mais a importância de estar em família e num ambiente que permita o convívio saudável”, frisa.
Desorganização
Se por um lado a organização é benéfica, a desorganização faz com que a saúde mental seja colocada em xeque, na avaliação da personal. Gera estresse e ansiedade, dentre outros tantos pontos negativos. Muitas vezes guardamos itens quebrados e roupas rasgadas que nem estamos usando, acumulamos. Isso provoca brigas familiares, como no caso de mães de adolescentes, que ficam bravas com o filho ao ver seu quarto bagunçado; a desorganização gera também baixa estima de ver aquela casa de pernas pro ar e traz poluição visual. Chegar numa casa com objetos jogados causa essa poluição, um cansaço mental e uma coisa puxa a outra”, elenca.
Por fim, Lili revela que o valor cobrado pela hora de trabalho de uma personal gira em torno de R$ 50, mas que é possível ser organizado sem ter dinheiro. As organizes tem páginas com conteúdo gratuito e que ajudam muito no dia a dia de uma pessoa. Essa organização não precisa ser feita de uma hora pra outra, pode ser gradativa, uma coisa hoje, outra amanhã, até que se torne um ambiente organizado”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















