23 de junho, de 2021 | 17:51
Pessoas devem manter cadastro atualizado na rede pública de saúde para receber vacina contra a covid-19 em Ipatinga
Arquivo DA
As pessoas devem manter cadastro atualizado na unidade de saúde do bairro ou regional onde reside, para que seja possível o contato do agente de saúde no agendamento da vacina contra a covid-19
As pessoas devem manter cadastro atualizado na unidade de saúde do bairro ou regional onde reside, para que seja possível o contato do agente de saúde no agendamento da vacina contra a covid-19Com a divulgação de novas faixas etárias a serem vacinadas contra a covid-19 em Ipatinga, surgem dúvidas sobre uma série de procedimentos. Isso porque a Secretaria de Saúde tem orientado os ipatinguenses a não irem sem agendamento às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e aguardar o agendamento feito em contado por um agente de saúde.
Em mensagens enviadas ao Diário do Aço, leitores questionam, por exemplo, como o agente vai comunicar-se com os cidadãos das faixas etárias (sem comorbidades) que não têm cadastro no serviço público, por serem usuários da rede privada, por exemplo, ou que, por outro motivo, nunca usaram a rede pública. Conforme a Secretaria de Saúde, quem se encontrar nessa situação deverá comparecer à unidade mais próxima de sua residência, levando documentos pessoais e aguardar a visita do Agente Comunitário de Saúde para assim atualizar no sistema o status do usuário.
No caso dos usuários da rede pública, que fizeram cadastro em uma determinada UBS, mas mudaram-se para outro bairro, outra regional da cidade, ou mudaram o número de telefone, a recomendação é que a pessoa compareça à unidade de saúde do bairro onde reside e faça a atualização do cadastro.
Mais dúvidas
Outra questão levantada pelos leitores foi a seguinte: Nesta semana começou a vacinação da faixa etária de 53 e 54 anos. Quem tem acima dessa faixa etária e ainda não foi chamado para a vacina, o que fazer?”.
A Secretaria de Saúde esclarece que as pessoas acima de 56 anos, ainda sem a vacina, devem comparecer à UBS de seu bairro. Usuários abaixo da faixa etária de 56 anos devem aguardar o agendamento, pois algumas unidades ainda estão chamando as pessoas.
A Unidade de Saúde do Bom Retiro (por exemplo) orienta os munícipes de 55 a 59 anos moradores dos bairros Castelo, Cariru, Das Águas, Bela Vista, Bom Retiro, Imbaúbas, Areal, Horto e Santa Mônica, que ainda não foram agendados para a vacina contra a covid-19, a comparecerem à Unidade de Saúde para atualização de cadastro e agendamento”, detalha a pasta.
Jovens
Quem ainda está distante das faixas etárias chamadas, 30 anos, por exemplo, mas não sabe se tem cadastro ou não na rede pública, também deve comparecer à unidade de saúde do seu bairro, realizar o cadastro e aguardar a visita do Agente de Saúde para atualizar, no sistema, o status do usuário.
As unidades estão preparadas para cadastro ou atualização, porém, solicitamos aos munícipes que compareçam na unidade de referência do seu bairro para o cadastro e aguarde em sua residência a visita do Agente Comunitário de Saúde, para validar no sistema seu status, logo em seguida, o usuário receberá o agendamento para vacina”, garante a secretaria.
Profissionais
Por fim, a administração informa que a segunda dose da vacina para os profissionais de Saúde será aplicada na unidade de saúde onde a pessoa for cadastrada. Já o profissional que não reside em Ipatinga, mas trabalha no município, deverá se dirigir à unidade mais próxima do seu local de trabalho para que seja agendado o dia e horário da vacina.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















Aurélio Arruda
24 de junho, 2021 | 06:18Absurdo essa questão de atualizar cadastro ainda. Sendo que a prefeitura de Ipatinga já deveria ter informado sobre essa atualização de cadastro a muito tempo. Timóteo tem dado show de organização na vacinação por grupos com tudo divulgado com antecedência e sem essa necessidade de cadastro. Não dá pra entender essa atitude do Mitinho, Gustavo Nunes.”