22 de junho, de 2021 | 18:00

Programa de Controle do Tabagismo é oferecido em Ipatinga

Divulgação
O Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) já está funcionando em dez UBS's de IpatingaO Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) já está funcionando em dez UBS's de Ipatinga

O município de Ipatinga oferece aos usuários de tabaco o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que consiste em terapias em grupo para motivar fumantes a deixarem o vício e aumentar o acesso aos métodos eficazes para o tratamento, informa a administração municipal. O tabagismo é reconhecido como doença crônica, provocada pela dependência da nicotina.

Implementado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), o programa utiliza como estratégia a prevenção da iniciação ao tabagismo e propõe ações educativas de apoio àqueles que desejam parar de fumar. Para tanto, o município dispõe de equipes multiprofissionais capacitadas.

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Elaine Vasconcelos, as terapias são realizadas em grupo e divididas em sessões, onde são esclarecidos os malefícios causados pelo tabaco e as vantagens adquiridas ao deixar de fumar, tanto em relação à saúde quanto ao aspecto financeiro.

“Inicialmente, faz-se a tentativa pelo cognitivo comportamental (aconselhamento), sendo que, em alguns casos, são prescritos e fornecidos medicamentos para auxiliar no tratamento da dependência”, esclarece Elaine.

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) já está funcionando nas UBS’s do Bom Jardim II, Cidade Nobre, Equipe Azul Vale do Sol, Vila Formosa, Bethânia, Caravelas, Vila Ipanema, Veneza, Iguaçu e Esperança I.

Como participar

Para participação, o usuário deve procurar a UBS de referência, onde será direcionado para o acolhimento do enfermeiro responsável pelo grupo, que vai realizar a inscrição. Após esta etapa, a pessoa é encaminhada para atendimento individual ou em grupo, conforme avaliação, esclarece o governo municipal.

Mesmo que eventualmente não haja disponibilidade para o ingresso imediato nos grupos, os usuários interessados em participar do Programa podem deixar o nome e o telefone em uma lista de espera na recepção da Unidade de Saúde. Neste caso, assim que um novo grupo é constituído, são chamados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário