21 de junho, de 2021 | 17:01

''Roque Santeiro'' é novela que sempre vale a pena ver de novo

Arquivo GB
Os personagens Sinhozinho Malta e Viúva Porcina: entre os papéis mais importantes das carreiras artísticas de Lima Duarte e de Regina DuarteOs personagens Sinhozinho Malta e Viúva Porcina: entre os papéis mais importantes das carreiras artísticas de Lima Duarte e de Regina Duarte

“Roque Santeiro” é considerada uma das grandes obras do consagrado e saudoso escrito Dias Gomes (1922-1999). Os personagens de Lima Duarte e Regina Duarte ainda são lembrados nas ruas mais de 30 anos depois de sua exibição. A trama que tinha como destaque a fogosa Viúva Porcina (Regina Duarte) e Sinhozinho Malta (Lima Duarte) foi ao ar de 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986, com 209 capítulos.

Devido ao enorme sucesso que a novela alcançou, chegando aos incríveis 98 pontos no Ibope, “Roque Santeiro” foi reprisada duas vezes na tela da Globo, a primeira em 1991 e a segunda em 2000. No Canal Viva, foi ao ar em 2011, e agora está disponível na plataforma digital Globoplay.

Arquivo GB
O grande sucesso da novela consagrou o escritor Dias Gomes nos anos 70 e 80O grande sucesso da novela consagrou o escritor Dias Gomes nos anos 70 e 80
A história

A história de “Roque Santeiro” se passava na cidade fictícia de Asa Branca, em algum lugar que reúne características e personagens de diversas regiões do Brasil. Há 17 anos, o coroinha Luiz Roque Duarte (José Wilker), conhecido como Roque Santeiro por sua habilidade em modelar santos, morreu logo depois do casamento com a misteriosa Porcina, ao se defrontar com capangas do bandido Navalhada (Oswaldo Loureiro). Santificado pelo povo, que lhe atribuía milagres, tornou-se um mito e fez prosperar a cidade ao redor da sua história de heroísmo. Só que Roque não estava morto e volta à cidade, ameaçando colocar um fim no mito. Sua presença levou ao desespero o Padre Hipólito (Paulo Gracindo), o prefeito Florindo Abelha (Ary Fontoura) e o comerciante Zé das Medalhas (Armando Bogus), principal explorador do santo. Mas o maior prejudicado foi Sinhozinho Malta, o todo-poderoso fazendeiro do lugar, que viu ameaçado o seu romance com a "viúva" Porcina, que nunca foi casada com Roque e sempre viveu à sombra de uma mentira articulada por Malta. Mentira institucionalizada para fortalecer o mito e tirar vantagens pessoais. Sempre atual na abordagem sobre as mazelas do cotidiano e da sociedade, “Roque Santeiro” é uma novela que, com certeza, sempre vale a pena ver de novo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário