22 de junho, de 2021 | 09:00

Após mais de um mês, Vale do Aço volta a receber vacinas da CoronaVac

Fábio Marchetto/Divulgação
Ao todo, o Estado enviou para as Unidades Regionais de Saúde 508.170 doses das vacinas contra a covid-19Ao todo, o Estado enviou para as Unidades Regionais de Saúde 508.170 doses das vacinas contra a covid-19

Doses da vacina CoronaVac voltam a ser distribuídas para o Vale do Aço após mais de um mês, na 25ª remessa, assim como para outras regiões do Estado. Nessa nova remessa de imunizantes entregues pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta segunda-feira (21), a Superintendência Regional de Saúde (SRS), em Coronel Fabriciano, recebeu 36.090 doses, das quais, 6.190 da AstraZeneca, 11.080 doses da Pfizer e 8.820 doses da CoronaVac. A distribuição para os municípios da macrorregião do Vale do Aço começa a partir desta terça-feira (22).

Conforme o acompanhamento feito pelo Diário do Aço desde o início do primeiro lote de vacinas, a última vez que a SRS recebeu doses da CoronaVac foi no dia 18 de maio, na 19ª remessa, assim como em outras regiões do Estado. Após essa data, o governo de Minas Gerais não havia recebido mais doses da CoronaVac pelo Ministério da Saúde, pois o Instituto Butantan chegou a paralisar a produção do imunizante durante duas semanas em maio por falta de matéria-prima.

“Entrave diplomático”

Na época, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), informou que o atraso na liberação do envio do material foi por causa de um “entrave diplomático” causado por declarações “desastrosas” de autoridades do governo brasileiro em relação à China e à própria vacina. No entanto, após a produção ser retomada e serem entregues ao Ministério da Saúde mais 2,2 milhões de doses da vacina CoronaVac nesse último lote, o Instituto Butantan paralisou novamente a produção do imunizante e aguarda o recebimento de mais insumos da China. Conforme anunciado pelo governador paulista, o novo lote de insumos só deve chegar no dia 26 de junho.

Âmbito estadual

O Governo de Minas, por meio da SES-MG, iniciou no sábado (19) o envio do 25° lote de vacinas contra a covid-19 para as 28 Unidades Regionais de Saúde. São 508.170 doses, das quais, 273.000 da CoronaVac e 235.170 da Pfizer. Além desse quantitativo, também foram distribuídas 3.580 doses da AstraZeneca, referentes a 24ª remessa e à parte da reserva técnica da Secretaria.

Público-alvo

Tanto as vacinas da CoronaVac quanto da Pfizer serão destinadas à continuação da imunização dos grupos prioritários, como pessoas com comorbidades e deficiência permanente, trabalhadores de Educação e Forças de Segurança e Salvamento e gestantes e puérperas (45 dias após o parto) com algum acometimento na saúde. Já as doses da AstraZeneca serão destinadas às Forças de Segurança e Salvamento e às Forças Armadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário