21 de junho, de 2021 | 13:50

Escolas estaduais em Coronel Fabriciano e Timóteo retomam aulas presenciais

Divulgação
Ao todo, 11 escolas estaduais tiveram liberação para retornar com as aulas presenciais na Região Metropolitana do Vale do Aço Ao todo, 11 escolas estaduais tiveram liberação para retornar com as aulas presenciais na Região Metropolitana do Vale do Aço

Nesta segunda-feira (21), algumas escolas estaduais puderam retomar as aulas presenciais das turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, mas de forma híbrida, ou seja, uma semana em sala de aula e na semana seguinte o ensino segue de forma remota. Esse retorno só foi liberado nas unidades de ensino localizadas em municípios que estão na Onda Verde ou Amarela do Plano Minas Consciente e que a prefeitura não apresentou restrições. Na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), apenas Coronel Fabriciano e Timóteo estão na Onda Amarela pelas suas microrregiões, o que permitiu o retorno das aulas presenciais nessas cidades.

Ao todo, na RMVA, 11 escolas estaduais tiveram liberação para retornar com as atividades presenciais, das quais seis são de Fabriciano e cinco de Timóteo. Com isso, na manhã desta segunda-feira houve a movimentação de alunos pelas ruas dessas cidades e em frente às escolas estaduais. Já Ipatinga e Santana do Paraíso estão na Onda Vermelha (microrregião), conforme a última classificação do Minas Consciente. Dessa forma, as escolas estaduais nessas cidades estão impedidas de retornarem com suas atividades presenciais, por enquanto.

Escolas permitidas na região

Em Coronel Fabriciano, as escolas estaduais liberadas a voltarem com suas atividades presenciais são: Coronel Silvino Pereira; Intendente Câmara; Padre Deolindo Coelho; Professor Francisco Letro; Professora Celina Machado e Zacarias Roque. Já em Timóteo, as escolas estaduais são: Capitão Egídio Lima; Getúlio Vargas; José Ferreira Maia; Leôncio de Araújo e Tenente José Luciano.

Ensino híbrido

No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto. Nesta semana, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais e assim por diante. As escolas também foram orientadas, por meio de um check-list, com todos os protocolos de segurança, como distanciamento social, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), capacitação de servidores, dentre outros cuidados.

Volta gradual

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou que a retomada das atividades será gradual, começando com as turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e é facultativa às famílias. “Sendo assim, nos casos que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o estudante ao ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar em permanecer com suas atividades de forma remota continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos”.

Regressão para Onda Vermelha

A SEE também explica que se algum município der início ao acolhimento dos professores, mas tiver regressão da onda para vermelha antes da recepção dos alunos, a volta dos estudantes fica suspensa até que seja possível evoluir para as ondas com indicadores mais amenos, no caso, a amarela e a verde.

Retorno já iniciado

Se a recepção presencial aos alunos já tiver sido inicializada e o município regredir para a Onda Vermelha, a SEE informa que as atividades presenciais continuarão ocorrendo. Nestes casos, a diferença será nos protocolos que se tornam mais rígidos, conforme determinado pelo protocolo sanitário da SES/MG.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário