19 de junho, de 2021 | 10:25

Um selo para Ariano Suassuna

Os Correios lançaram, em evento virtual, na quarta-feira (16), a “Emissão Especial Auto da Compadecida”. Trata-se do selo em homenagem ao dramaturgo, poeta, professor e escritor paraibano Ariano Suassuna (1927-2014), autor do clássico texto que retrata a cultura popular nordestina e brasileira. A iniciativa é parte das comemorações dos 50 anos do Movimento Armorial, que tem Suassuna como um de seus fundadores para valorizar a música, a dança, a literatura, o cinema, o teatro e as artes plásticas.

“Auto da Compadecida” é uma peça de teatro em três atos, escrita em 1955, cuja primeira encenação aconteceu em 1956, no Recife, em Pernambuco. A peça projetou Suassuna em todo o país e teve três adaptações cinematográficas. Em 1999, foi apresentada como minissérie de TV e, logo em seguida, adaptada para o cinema. Com personagens marcantes e folclóricos, como João Grilo, Chicó, Cangaceiro, Encourado, Manuel (Jesus Cristo) e a Compadecida - que intercede por todos no julgamento -, é considerada, na visão de muitos críticos de teatro, uma das mais importantes obras da moderna dramaturgia brasileira.

Por trazer uma visão questionadora sobre a cultura popular e a tradição religiosa, na época, “Auto da Compadecida” recebeu severas críticas de diferentes setores sociais. Porém, o texto de Suassuna se mostra cada vez mais atual, como explica Carlos Newton Júnior Poeta, ensaísta e professor universitário recifense, estudioso da obra do escritor. “As críticas passaram e a peça ficou, prova de que o ‘Auto da Compadecida’ possui aquele quê de humanidade que atribui, a toda grande obra de arte, um aspecto supratemporal, uma verdade permanente”, reflete.

Sobre a estampa

A peça retrata um emblema com as características da estética do Movimento Armorial. A arte é assinada pela esposa do dramaturgo, Zélia Suassuna, pelo filho Manuel Dantas Suassuna e pelo designer gráfico Ricardo Gouveia de Melo. Os autores afirmam que a estampa "foi associada ao amor imortal que uniu e seguirá a unir Zélia e Ariano".

O selo apresenta um desenho de Zélia que ilustrou a capa da mais recente edição da peça, lançada pela editora Nova Fronteira. Com tiragem de 180 mil exemplares e valor unitário de 1º Porte da Carta (R$ 2,10), o selo está disponível para venda na loja virtual e, em breve, nas principais agências dos Correios.

Divulgação
O escritor paraibano: obra cada vez mais atualO escritor paraibano: obra cada vez mais atual
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário