21 de junho, de 2021 | 06:00

Cesec de Ipatinga: oportunidade para concluir os estudos de forma gratuita

Tiago Araújo
Localizado na avenida João Valentim Pascoal, no Centro de Ipatinga, o Cesec realiza atendimentos de forma on-line, devido à pandemia Localizado na avenida João Valentim Pascoal, no Centro de Ipatinga, o Cesec realiza atendimentos de forma on-line, devido à pandemia
(Tiago Araújo - Repórter do Diário do Aço)
Criado há 18 anos, o Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) - João Guimarães Rosa, localizado na avenida João Valentim Pascoal, no Centro de Ipatinga, tem ajudado diversas pessoas a realizarem o sonho de concluír os estudos. Em entrevista ao Diário do Aço, a diretora do Cesec de Ipatinga, Jaine Maria Cardoso, destacou a importância desta instituição e explicou como são prestados os serviços à população.

Conforme a diretora, o Cesec é uma modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), diferente do ensino regular, que permite aos alunos concluírem o ensino fundamental e o ensino médio, de forma gratuita. “Nele, a frequência é semipresencial, possibilitando mais flexibilidade ao aluno de administrar sua permanência na sala de aula. E um dos diferenciais do Cesec é que o aluno pode matricular em qualquer época do ano e também concluir seus estudos no seu tempo, sem ter um prazo para isso”, explicou.

Papel de viabilização

Jaine Cardoso também destacou que o Cesec tem uma importância fundamental para Ipatinga e região do Vale do Aço, uma vez que cumpre o papel de viabilização e amplo acesso de sistema supletivo ao público que teve seus estudos no ensino formal dificultado por diversos fatores. “Neste contexto, sua contribuição social é justificada por meio da viabilização dos conteúdos de formação que são necessários para diversas capacitações profissionais, prosseguimento à formação acadêmica e realizações cognitivas do jovem ou adulto que vem fazer parte da história do Cesec”, salientou.

Arquivo pessoal
Jaine Maria Cardoso destacou que o Cesec tem uma importância fundamental para Ipatinga e região do Vale do AçoJaine Maria Cardoso destacou que o Cesec tem uma importância fundamental para Ipatinga e região do Vale do Aço
Atendimento

A diretora ainda informou que, neste período de pandemia, o Cesec de Ipatinga está atendendo de forma on-line, por meio do endereço de e-mail [email protected] e pelo número de telefone (31) 3822-3915 (WhatsApp). “Todo o corpo docente e administrativo do Cesec tem o prazer em receber e atender, com dignidade, os alunos, ajudando todos eles durante a passagem por nossa escola. Nós os incentivamos a alcançar vitórias ainda maiores”, destacou.

Atividades remotas

Em nota enviada ao Diário do Aço, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) esclarece que todas as unidades de ensino da rede estadual estão desenvolvendo atividades escolares de forma remota, incluindo os Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec). “O Cesec João Guimarães Rosa, em Ipatinga, segue ofertando o curso da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) semipresencial para conclusão do ensino fundamental e médio, sendo, atualmente, em função da pandemia da covid-19, todas as atividades desenvolvidas de forma remota”, explicou.

Exigências

A SEE também informa que podem se matricular estudantes de 15 anos ou mais, para certificação nos anos finais do ensino fundamental, e alunos com 18 anos ou mais, para o ensino médio. “A frequência diária do estudante não é obrigatória, entretanto, ele deverá cumprir a carga horária de 16 horas por componente curricular, possuindo flexibilidade quanto ao tempo para estudos e liberdade para fazer sua própria organização curricular. Sendo assim, o tempo de conclusão é determinado pelo próprio aluno”, pontuou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Delcim Candido

14 de fevereiro, 2022 | 00:20

“terminar meus estudos . estou devendo historia como proceder ?”

Menina Moça

21 de junho, 2021 | 11:55

“Caro Sulemar, as informações sobre as aulas devem ser obtidas neste email e telefone.
[email protected]
Telefone: (31) 3822-3915”

Sulemar Alberto Almeida de Oliveira

20 de junho, 2021 | 09:18

“Bom dia... as aulas serão online ou presenciais?”

Envie seu Comentário