18 de junho, de 2021 | 16:42

Hibridus promove atividades virtuais para jovens coralistas

Divulgação
Os alunos do coral participam de atividades on-line, como a oficina de Yoga desta semanaOs alunos do coral participam de atividades on-line, como a oficina de Yoga desta semana

O grupo Hibridus Dança e o Coral Infanto-juvenil da Fundação Aperam Acesita seguem com atividades culturais realizadas de forma virtual, em junho. Entre as novidades, estão os espetáculos realizados quinzenalmente, dentro da programação do Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga (ENARTCi), com patrocínio pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Na última quarta-feira (16), os integrantes do coral participaram da oficina “Yoga e a conexão corpo e voz”, ministrada pela professora Renata Borges. A iniciativa integra uma série de atividades on-line desenvolvidas em diversas frentes do trabalho com os coralistas. Neste domingo (20), às 16h, com transmissão pelo canal do Youtube (@hibridusdanca), será a vez de conferir o espetáculo “Histórias da Arca”, da artista Ana Couttinho, de Belo Horizonte.

Histórias da Arca 

“O que acontece numa casa muito engraçada quando a família sai para passear? Como juntar as canções do poeta Vinicius de Moraes em um enredo que acolha, envolva e divirta crianças e adultos?” Segundo Ana Couttinho, o espetáculo responde as essas perguntas e pode ser definido como “a mágica de combinar textos, canções e poesia buscando transportar o coração do público a lugares de afeto”. Segundo ela, a peça valoriza as cores e a musicalidade, privilegiando um tempo de nostalgia para os mais velhos e encantamento para a meninada.

Antes da pandemia da covi-19, o espetáculo era apresentado em escolas, com intervenções divertidas e lúdicas. Atualmente, Ana Couttinho se reinventa no meio virtual. Inspirada na obra “Arca de Noé”, de Vinícius de Moraes, a cantora interpreta canções consagradas, como “O Pato”, “A Casa”, “As Abelhas” e “A Porta”, junto com histórias que integram o CD “Histórias Cantadas da Arca de Noé, volume 1”.

Yoga no coral

A maestrina Josiane Drumond afirma que uma boa performance vocal exige técnica, concentração e consciência corporal, além de equilíbrio entre o corpo e a mente. “Como praticante há cinco anos, observo que o Yoga nos oferece ferramentas para o aprimoramento das habilidades exigidas no canto coral, como postura, respiração, emissão, articulação e ressonância”, pontua a maestrina, acrescentando que utiliza exercícios respiratórios (pranayamas) e algumas posturas (ásanas) “para estimular e melhorar o foco, a atenção, o equilíbrio e a confiança dos coralistas”.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário