CADERNO IPATINGA 2024

19 de junho, de 2021 | 10:00

Ipatinga registrou 80 mortes por covid no mês de maio, aponta Arpen

Alex Ferreira/Arquivo DA
Dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil e apontam números relativos à cidade Dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil e apontam números relativos à cidade

Com o quarto pior número de mortes desde o início da pandemia da covid-19 em Ipatinga, o mês de maio mostrou que os números da doença ainda estão longe de estarem controlados. Se comparados com a média de óbitos causados pelo novo coronavírus desde a chegada da doença à cidade, em março do ano passado, o mês registrou aumento de 35% no número de falecimentos, atingindo a marca de 80 mortes, frente a uma média mensal de 59.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) e podem ainda sofrer mudanças, uma vez que o prazo legal para envio de óbitos à plataforma nacional pode ocorrer até 12 dias após o falecimento.

Os números de maio são melhores quando comparados com os de março e abril deste ano, respectivamente o primeiro e segundo piores meses da pandemia no Brasil, auge da segunda onda da doença que lotou UTIs de hospitais em todo o território nacional. Na comparação com março, maio aponta queda de 45,6% no número de óbitos, enquanto na comparação com abril a queda foi de 50%. Em números absolutos, maio registrou 80 óbitos causados pelo novo coronavírus, março 147 e abril 160.

“O acompanhamento mensal dos dados de óbitos no Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil permite um retrato real e fiel da realidade que vivemos”, explica o presidente da Arpen-Brasil, Gustavo Renato Fiscarelli.

Ele acrescenta que depois da violenta segunda onda da pandemia, “começamos a ver o resultado efetivo do aumento da vacinação que, mesmo a passos lentos, já traz reflexo para a população mais velha e deve ser incrementada para também proteger os mais novos e assim reduzirmos o número ainda alto de mortes pela doença”, destaca.

Comparativo

Maio de 2021 registrou um aumento de 515,38% dos óbitos em Ipatinga em comparação com o mesmo mês de 2020. Em números absolutos foram 80 mortes no mês passado, frente a 13 em maio de 2020, conforme divulgado pela Arpen. Em Minas Gerais, o aumento foi de 1033,4% dos óbitos em comparação com o mesmo período de 2020, com 5.452 mortes no mês passado frente a 481 em maio de 2020.

Já no Brasil, maio de 2021 registrou um aumento de 71,9% dos óbitos em comparação com o mesmo mês de 2020. Em números absolutos, foram 49.282 mortes no mês passado frente a 28.667 em maio do ano passado. Na mesma comparação, 18 estados apresentam números maiores este ano, enquanto nove apresentam redução quando comparados ao mesmo período do ano passado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário