19 de junho, de 2021 | 09:00

Inverno terá temperaturas mais elevadas neste ano, afirma meteorologista

Tiago Araújo
Conforme a previsão, durante este inverno, o clima deve ficar mais seco do que o normal nesta época do ano   Conforme a previsão, durante este inverno, o clima deve ficar mais seco do que o normal nesta época do ano

A estação considerada mais fria, que é o inverno, terá início na próxima segunda-feira (21), às 00h32 e, com isso, o outono chega ao fim. Apesar da temperatura já ter caído nos últimos dias, conforme já divulgado pelo Diário do Aço, para este ano, a previsão é que o inverno seja mais brando, não tendo um frio tão intenso. A informação é do meteorologista Ruibran dos Reis.

Conforme o profissional, até o momento não há os fenômenos atmosférico-oceânico conhecidos como “El Niño” e “La Niña”, que ocorrem no oceano Pacífico Equatorial e tem impacto no clima global, modificando o regime das chuvas e das temperaturas. “Está uma situação neutra. Sem previsão da chegada de fortes massas de ar polar no Estado de Minas Gerais. Dessa forma, as mudanças meteorológicas estão mostrando que as temperaturas vão ficar acima da média histórica. Ou seja, vamos ter um inverno seco, com dias ensolarados e com temperaturas um pouco mais elevadas”, explicou.

Pouca chuva

Ruibran dos Reis também informou que entre os anos de 2020 e 2021, houve um fraco período chuvoso e deverá continuar assim por alguns meses. “Com isso, o número de focos de incêndio deverá ser bastante alto durante o inverno. Então devemos tomar todo cuidado para evitar que ocorra esse foco de incêndio, porque a previsão é que o início do período chuvoso demore a começar. Só deve ocorrer no fim de outubro e início de novembro deste ano”, afirmou.

Aumento da temperatura

De acordo com o meteorologista, uma massa de ar polar atuou no Estado de Minas Gerais nos últimos dias, causando declínio da temperatura durante a madrugada em todas as regiões. “No Vale do Aço, as mínimas variaram entre 13 e 14 graus. Entretanto, essa massa de ar polar já está enfraquecendo. Dessa maneira, as temperaturas vão elevar no fim de semana. A mínima no Vale do Aço já volta para casa dos 17º e 18 graus, o que é comum nessa época do ano, e a máxima varia entre 28º e 29 graus”, informou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário