CEMIG 728X90 PIX

17 de junho, de 2021 | 16:32

Marcos Vinicius reivindica inclusão do Porto Seco na 1ª etapa do Plano Ferroviário de Minas

Divulgação
Prefeito de Coronel Fabriciano se reuniu com secretário Estadual de Governo, Igor EtoPrefeito de Coronel Fabriciano se reuniu com secretário Estadual de Governo, Igor Eto

O prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius (PSDB), se reuniu nesta semana com o secretário Estadual de Governo, Igor Eto, em Belo Horizonte. O tema do encontro foi a implantação do Porto Seco - Plataforma Multimodal, na área destinada ao Distrito Industrial II, no limite com Timóteo.

No encontro de quarta-feira (16), Marcos Vinicius entregou um ofício frisando a importância de contemplar o projeto fabricianense na primeira etapa do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF).

Nos próximos dias, o governo do Estado deve remeter à Brasília o diagnóstico do sistema ferroviário mineiro e a lista de projetos de transporte de cargas e de passageiros e propõe estratégias para atender as demandas do segmento e da população mineira, informou a administração fabricianense. São estimados investimentos de R$ 40,26 bilhões.

“A Plataforma Multimodal em Fabriciano está entre as estratégias selecionadas para o Plano Ferroviário Mineiro. No entanto, sua execução está programada para segunda etapa. Por isso, reforçamos o pedido para contemplar o projeto ainda na primeira etapa, tendo em vista as obras de duplicação da BR-381 e implantação do Distrito Industrial II”, resumiu o prefeito. Na ocasião, Marcos estava acompanhado do deputado estadual Tito Torres e do vereador Reginaldo Messias, representando o Legislativo Municipal.

A Plataforma Multimodal

Porto Seco de Fabriciano está entre as 60 estratégicas selecionadas pelo governo estadual a serem priorizadas no Plano ferroviário mineiro, conforme divulgado em fevereiro deste ano, durante o 5º Workshop da PEF. O projeto de Fabriciano é único nesta modalidade, no Eixo Vitória-Minas, e tem importância estratégica para o Vale do Aço, que por sua vez, é um dos principais polos siderúrgicos do país e, portanto, de grande importância econômica no Estado.

Porto Seco e Distrito Industrial II

A Plataforma Multimodal – Porto Seco, pleiteada pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, será instalada na área destinada ao Distrito Industrial II, próximo à Ponte Mauá, no limite com Timóteo. O município já disponibilizou um local estratégico – com aproximadamente 100 mil m², acesso à BR 381 e próximo a siderúrgicas. O custo estimado é de R$ 40 milhões, como medidas compensatórias e mitigatórias aos impactos decorrentes da presença da ferrovia Vitória-Minas na cidade.

Recentemente, o prefeito também garantiu junto à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) a inclusão a quatro alças de acesso à BR 381 no novo lote de obras da rodovia – dentre elas, as dos trevos do Distrito Industrial II e do Distrito Industrial I (Belvedere), interligando ambos à rodovia federal. As obras são cruciais para a construção da Plataforma Multimodal (Porto Seco).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário