17 de junho, de 2021 | 16:32
Marcos Vinicius reivindica inclusão do Porto Seco na 1ª etapa do Plano Ferroviário de Minas
O prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius (PSDB), se reuniu nesta semana com o secretário Estadual de Governo, Igor Eto, em Belo Horizonte. O tema do encontro foi a implantação do Porto Seco - Plataforma Multimodal, na área destinada ao Distrito Industrial II, no limite com Timóteo.
No encontro de quarta-feira (16), Marcos Vinicius entregou um ofício frisando a importância de contemplar o projeto fabricianense na primeira etapa do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF).
Nos próximos dias, o governo do Estado deve remeter à Brasília o diagnóstico do sistema ferroviário mineiro e a lista de projetos de transporte de cargas e de passageiros e propõe estratégias para atender as demandas do segmento e da população mineira, informou a administração fabricianense. São estimados investimentos de R$ 40,26 bilhões.
A Plataforma Multimodal em Fabriciano está entre as estratégias selecionadas para o Plano Ferroviário Mineiro. No entanto, sua execução está programada para segunda etapa. Por isso, reforçamos o pedido para contemplar o projeto ainda na primeira etapa, tendo em vista as obras de duplicação da BR-381 e implantação do Distrito Industrial II”, resumiu o prefeito. Na ocasião, Marcos estava acompanhado do deputado estadual Tito Torres e do vereador Reginaldo Messias, representando o Legislativo Municipal.
A Plataforma Multimodal
Porto Seco de Fabriciano está entre as 60 estratégicas selecionadas pelo governo estadual a serem priorizadas no Plano ferroviário mineiro, conforme divulgado em fevereiro deste ano, durante o 5º Workshop da PEF. O projeto de Fabriciano é único nesta modalidade, no Eixo Vitória-Minas, e tem importância estratégica para o Vale do Aço, que por sua vez, é um dos principais polos siderúrgicos do país e, portanto, de grande importância econômica no Estado.
Porto Seco e Distrito Industrial II
A Plataforma Multimodal Porto Seco, pleiteada pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, será instalada na área destinada ao Distrito Industrial II, próximo à Ponte Mauá, no limite com Timóteo. O município já disponibilizou um local estratégico com aproximadamente 100 mil m², acesso à BR 381 e próximo a siderúrgicas. O custo estimado é de R$ 40 milhões, como medidas compensatórias e mitigatórias aos impactos decorrentes da presença da ferrovia Vitória-Minas na cidade.
Recentemente, o prefeito também garantiu junto à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) a inclusão a quatro alças de acesso à BR 381 no novo lote de obras da rodovia dentre elas, as dos trevos do Distrito Industrial II e do Distrito Industrial I (Belvedere), interligando ambos à rodovia federal. As obras são cruciais para a construção da Plataforma Multimodal (Porto Seco).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















