16 de junho, de 2021 | 16:46

Dia do Orgulho Autista terá passeata em Ipatinga

Divulgação
Será permitida apenas a participação de quem esteja de máscaraSerá permitida apenas a participação de quem esteja de máscara

O Centro de Integração Azul (CIA), associação de pais e amigos autistas de Ipatinga, informa que está organizando uma passeata em celebração ao Dia do Orgulho Autista. O evento será nesta sexta-feira (18), a partir das 8h30, na Praça 1º de Maio, no Centro de Ipatinga.

O objetivo da passeata, segundo a presidente do CIA, Ivanete Freitas, é mobilizar as famílias de autistas de Ipatinga e região e conscientizar a população para a causa. “Este é um dia importante para as famílias de autistas do mundo todo e é importante estarmos engajados para comemorar, mostrar o orgulho que temos dos nossos filhos e voltar os olhos da sociedade para a nossa causa”. A data é celebrada em 18 de junho porque é nesse dia que vários países celebram o orgulho autista, como uma forma de mostrar a causa para a sociedade, sensibilizando e conscientizando as pessoas.

Karla Faria, mãe do Miguel de 9 anos, reforça que ações desse tipo são fundamentais para atrair mais força à causa. Com o diagnóstico do seu filho, aos 6 anos, ela foi no CIA, onde que encontrou orientação e apoio para acolher seu filho. “Precisamos aproveitar o Dia do Orgulho Autista para nos ajudar a quebrar as barreiras, reconhecer o potencial que os autistas têm e transformar a maneira que os autistas são vistos pela sociedade. Queremos mostrar que temos, sim, orgulho dos nossos filhos e não mudaríamos nada neles”, afirmou Karla.

Pais de Bernardo, de 11 anos e diagnosticado com TEA desde os 3, Julmara de Fátima e Luciano Fernandes acreditam que a passeata vai ser importante para voltar os olhos da sociedade para a causa autista. “Essa passeata é um grande momento de mostrar pra nossa cidade, principalmente, que nossos filhos são capazes, especiais sim e que se faz urgente a implantação de políticas públicas que garantam os direitos das pessoas com autismo. Já avançamos bastante, mas ainda há muito para conquistar”.

A concentração para a passeata será a partir das 8h30, na Praça 1º de Maio e a previsão é que saia às 9h em direção à prefeitura. A animadora Poly Guzzo fará uma ação de entretenimento com os autistas presentes.

A previsão é que o evento todo tenha duração aproximada de 1h30 e os organizadores reforçam que todos os cuidados com relação à pandemia serão tomados, sendo permitido apenas a participação de quem esteja de máscara, disponibilização de álcool em gel e respeito ao distanciamento social.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário