15 de junho, de 2021 | 17:01
Live do projeto Seminaluz valoriza 'artistas de bastidores'
Divulgação
Projeto valoriza os profissionais técnicos de eventos culturais, também importantes na cadeia produtiva do setor

O subsecretário da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Maurício Canguçu, é o convidado do grupo Seminaluz para a live desta quarta-feira (16), para conversar com os profissionais da técnica do setor de eventos culturais e toda a classe artística da região. A iniciativa faz parte da programação do Prêmio Seminaluz de Iluminação Cênica, que é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, com apoio do Governo de Minas e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, será exibida a partir das 19h, pelo canal do projeto no YouTube.
De acordo com a organização do evento, historicamente, somente os produtores culturais e os artistas de frente” recorrem aos benefícios das leis de incentivo e das políticas públicas na área cultural. Os profissionais da área técnica, dos bastidores, por falta de entendimento desses mecanismos, quase nunca recorrem a eles”, aponta a produção. A realização da live é mais uma iniciativa de abrir um diálogo” entre a classe artística e o poder público estadual, viabilizando benefícios para esses artistas de bastidores” que também fazem parte da cadeia produtiva do setor cultural.
Convidado
Ator, produtor e diretor de teatro por mais de 30 anos, Maurício Canguçu possui formado em Educação Artística, pela FUMA, foi professor por 10 anos na rede pública e privada, com trabalho em mais de 30 espetáculos teatrais, alguns filmes e atuações na TV. Nos últimos anos, exerceu as funções de coordenador regional da Funarte em Minas Gerais, foi superintendente de Fomento e Economia Criativa e agora é subsecretário estadual de Cultura. Nascido em Felizburgo, no Vale do Jequitinhonha, reside em Belo Horizonte desde 1979. A possibilidade de estar do outro lado da mesa na carreira profissional tem sido importante para meu crescimento artístico, com a oportunidade de pensar a cultura do nosso Estado de uma forma mais ampla”, comenta Maurício, conforme a produção do Seminaluz.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]