15 de junho, de 2021 | 17:01

Live do projeto Seminaluz valoriza 'artistas de bastidores'

Divulgação
Projeto valoriza os profissionais técnicos de eventos culturais, também importantes na cadeia produtiva do setorProjeto valoriza os profissionais técnicos de eventos culturais, também importantes na cadeia produtiva do setor

O subsecretário da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Maurício Canguçu, é o convidado do grupo Seminaluz para a live desta quarta-feira (16), para conversar com os profissionais da técnica do setor de eventos culturais e toda a classe artística da região. A iniciativa faz parte da programação do Prêmio Seminaluz de Iluminação Cênica, que é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, com apoio do Governo de Minas e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, será exibida a partir das 19h, pelo canal do projeto no YouTube.

De acordo com a organização do evento, historicamente, somente os produtores culturais e os artistas “de frente” recorrem aos benefícios das leis de incentivo e das políticas públicas na área cultural. “Os profissionais da área técnica, dos bastidores, por falta de entendimento desses mecanismos, quase nunca recorrem a eles”, aponta a produção. A realização da live é mais uma iniciativa de “abrir um diálogo” entre a classe artística e o poder público estadual, viabilizando benefícios para esses “artistas de bastidores” que também fazem parte da cadeia produtiva do setor cultural.

Divulgação
Maurício Canguçu: diálogo abertoMaurício Canguçu: diálogo aberto
Convidado

Ator, produtor e diretor de teatro por mais de 30 anos, Maurício Canguçu possui formado em Educação Artística, pela FUMA, foi professor por 10 anos na rede pública e privada, com trabalho em mais de 30 espetáculos teatrais, alguns filmes e atuações na TV. Nos últimos anos, exerceu as funções de coordenador regional da Funarte em Minas Gerais, foi superintendente de Fomento e Economia Criativa e agora é subsecretário estadual de Cultura. Nascido em Felizburgo, no Vale do Jequitinhonha, reside em Belo Horizonte desde 1979. “A possibilidade de estar ‘do outro lado da mesa’ na carreira profissional tem sido importante para meu crescimento artístico, com a oportunidade de pensar a cultura do nosso Estado de uma forma mais ampla”, comenta Maurício, conforme a produção do Seminaluz.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário