14 de junho, de 2021 | 17:19

Jornalista Edney Silvestre lança novo livro 'Amores improváveis'

Divulgação
Jornalista consagrado e vencedor do Prêmio Jabuti possui livros editados em oito paísesJornalista consagrado e vencedor do Prêmio Jabuti possui livros editados em oito países

A Globo Livros lança “Amores improváveis”, romance do jornalista Edney Silvestre. A história traz como pano de fundo a travessia do Atlântico por imigrantes vindos para substituir a mão de obra escrava, o golpe militar da Proclamação da República em 1889, o florescer de São Paulo como metrópole de diversidade étnica no início do século XX, a construção da Madeira-Mamoré na Amazônia, os primeiros sinais da liberação feminina e uma trágica consequência para quem ousou desafiar as convenções.

"Quando fechei o texto, entendi que o romance é minha homenagem a mulheres corajosas como minha avó Maria José, sábia sem saber ler uma palavra sequer, lavradora que trocou a enxada pelos teares de uma fábrica, viúva com três filhos pequenos a quem alimentava lavando roupa para fora e dando pensão, recusando propostas de novo casamento em troca de uma vida subjugada. Mulheres que disseram ‘Não!’ aos limites que a sociedade tentava lhes impor", comenta o autor.

Divulgação
Edição especial e ilustradaEdição especial e ilustrada

Com capa dura e páginas coloridas, “Amores improváveis” conta a história de quatro irmãs e seus amores. No fim do século XIX, numa cidade à beira da mata e rodeada por fazendas de café, a adolescente Emiliana Vivacqua, filha de imigrantes sardos, desperta para a sensualidade ao conhecer o lavrador e criador de porcos Felício Theodoro, descendente de africanos, índios Puris e europeus, um homem casado e pai de três filhos.

Esse amor improvável, conduzido com ousadia por uma jovem mulher, de outra forma destinada a uma existência passiva, acontece com marcos importantes da história brasileira como cenário. Edney Silvestre nasceu em Valença, no estado do Rio de Janeiro. Jornalista de longa carreira, se destacou na cobertura dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 para a Rede Globo, quando era correspondente em Nova York. É vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura e do Jabuti. Seus livros já foram publicados em oito países.

Divulgação
História de romance eletrizante História de romance eletrizante
Suspense psicológico

Em outro lançamento do mês, a escritora Simone Campos apresenta um suspense psicológico bastante instigante. É uma sexta-feira como outra qualquer. Até o instante em que Lucinda recebe uma mensagem misteriosa perguntando se sabe onde está Viviana, sua irmã. Deve ser alarme falso, pensa. Contudo, o insistente silêncio da caçula desperta um pressentimento, e pouco a pouco a preocupação se revela legítima. Lucinda dá início a uma desesperada busca por pistas. Quando ela mergulha na intimidade da irmã, descobre muito mais do que poderia supor.

Neste romance eletrizante, a escritora Simone Campos apresenta a duas personagens que, durante toda a vida, dividiram a mesma casa, o mesmo gosto musical, o mesmo humor e até certa inadequação social. Em algum momento, no entanto, a cumplicidade foi deixada de lado e suas vidas seguiram rumos diferentes. “Nada Vai Acontecer com Você” é um suspense psicológico sobre como um segredo é capaz de transformar a relação entre duas irmãs. Com 192 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário