Expo Usipa 2024 02 - 728x90

14 de junho, de 2021 | 17:01

Ipatinga promove ações de conscientização sobre violência contra a pessoa idosa

A administração Ipatinga informa que realiza até sexta-feira (18) uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, lembrado nesta terça-feira (15). E, neste ano, há também o alerta sobre violações dos direitos dos idosos quanto à pandemia da covid-19.

Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constata que geralmente os maiores agressores são familiares próximos, como filhos e netos. Em 90% dos casos, a violência é praticada dentro da casa da vítima, no caso, a pessoa idosa. O principal objetivo da Semana é criar uma consciência mundial, social e política quanto à existência da violência contra a pessoa idosa. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, as ações nesta data devem se relacionar à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência.

Em Ipatinga, a programação conta com várias atrações para a terceira idade. São multiplicadas informações técnicas visando uma melhor qualidade de vida, além de ser abordada a convivência familiar e comunitária da pessoa idosa como estratégia de enfrentamento às violências.

A programação da Semana conta com apoio e coordenação de diversos órgãos e entidades, além da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso.

A secretária de Assistência Social, Jany Mara Bartolomeu, considera que esta é uma oportunidade especial para mostrar à sociedade o valor do idoso. “Queremos sensibilizar a todos sobre a questão do respeito, das políticas públicas indispensáveis para essa parcela tão importante da população”, explicou.

Para denunciar de forma anônima qualquer tipo de violência contra os idosos, o telefone é o 100.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário