CADERNO IPATINGA 2024

12 de junho, de 2021 | 10:48

Giramundo comemora 50 anos

Grupo mineiro reconhecido por revolucionar o teatro de bonecos prepara lançamentos de filme, livro, acervo digital e mostra on-line de espetáculos

Acervo Giramundo
Desde as primeiras montagens, o grupo deixa sua marca de rigor técnico e originalidade nos espetáculosDesde as primeiras montagens, o grupo deixa sua marca de rigor técnico e originalidade nos espetáculos

Criado em 1970, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu, o Giramundo celebra 50 anos de atuação, e as diversas comemorações ocorrerão ao longo de 2021. Até hoje, o grupo montou 36 espetáculos teatrais, construindo um acervo com mais de 1.500 bonecos e objetos de cena. Suas montagens experimentaram a linguagem dos bonecos em múltiplas formas, alcançando um lugar de destaque na história do teatro brasileiro. Além disso, o Giramundo tem contribuição direta e fundamental na formação teatral de importantes nomes da dramaturgia e da teatralidade contemporânea do país.

Para celebrar esta trajetória de muito sucesso, o Giramundo prepara o lançamento de seu primeiro longa-metragem: "O Pirotécnico Zacarias". O filme é um desdobramento do projeto que originou um espetáculo homônimo, ambos concebidos a partir de adaptações de alguns contos do mineiro Murilo Rubião, considerado um dos mais significativos escritores da literatura fantástica no Brasil. Conforme a produção, o longa possui “um efeito audiovisual potente, instigante e sedutor, diferente de tudo que o grupo já produziu”. O filme está em fase de finalização e tem previsão de estrear ainda neste ano.

Lançamentos

Além disso, o grupo vem trabalhando no processo de inventário e digitalização de todo o acervo constituído ao longo dessas cinco décadas de pesquisa, criação e circulação, trazendo à tona uma infinidade de arquivos que serão disponibilizados ao público em diversos formatos. O projeto do cinquentenário será desenvolvido durante todo o ano e prevê, também, lançamentos de canal no YouTube, livro de imagens com a trajetória criativa do grupo, documentário histórico, além de mostra on-line com os principais espetáculos de repertório da companhia. Toda a programação comemorativa aos 50 anos do Giramundo é viabilizada por meio do patrocínio da Cemig.

Acervo Giramundo
Os artistas plásticos Álvaro (centro), Tereza e Madu fundaram o Giramundo em 1970: técnica e linguagem revolucionáriaOs artistas plásticos Álvaro (centro), Tereza e Madu fundaram o Giramundo em 1970: técnica e linguagem revolucionária
Trajetória reconhecida

Quando os artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu se reuniram para formar o Giramundo, na Belo Horizonte de 1970, o grupo logo passou a ser reconhecido por sua técnica e originalidade destacadas na produção de teatro de bonecos. Nos anos 70 e 80, a formação acadêmica e artística do trio foi responsável por imprimir no grupo a marca de rigor metodológico e estético no processo de criação de seus bonecos e espetáculos. Essas características, unidas ao interesse pela cultura brasileira que demarca a trajetória do grupo desde o início, trouxeram reconhecimento nacional ao Giramundo, garantindo seu lugar na história do teatro brasileiro por sua ação transformadora na incorporação de temas adultos e infantis, dialogando com questões formais, plásticas e políticas complexas.

No ano 2000, o Giramundo conquistou a sua sede própria, em Belo Horizonte, onde também funciona o museu, a escola e o estúdio de animação do grupo. “Hoje, podemos dizer que o Giramundo rompeu com a ideia de ser um grupo de teatro para se transformar em um grande núcleo multimídia, experimentando a vivência de uma cena de animação variada, onde convivem bonecos reais e suas versões digitais. Essa mistura de teatro de bonecos, vídeo, animação, cinema, música, dança e artes plásticas parece ser o território do Giramundo do século XXI”, anuncia a assessoria do grupo mineiro.

Acervo Giramundo
Mais de 1.500 bonecos estão no acervo do Giramundo, que será digitalizado e disponibilizado ao públicoMais de 1.500 bonecos estão no acervo do Giramundo, que será digitalizado e disponibilizado ao público
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário