13 de junho, de 2021 | 08:00

Ensaio fotográfico destaca idosos e chama atenção para Junho Violeta

Lara Lopes
Ensaio com mãos de idosos teve a presença de pessoas que fazem parte do serviço de convivência Ensaio com mãos de idosos teve a presença de pessoas que fazem parte do serviço de convivência

O Grupo Viver Bem, projeto da Associação Cuidado Humano de Ipatinga, localizada no bairro Bethânia, promove diversas atividades para o bem-estar e qualidade de vida para mais de 50 idosos no município. Neste mês, a instituição abraçou o Junho Violeta, campanha dedicada à proteção da terceira idade, em razão de o dia 15 lembrar a conscientização da violência contra a pessoa idosa. O objetivo é colocar em evidência este assunto, que muitas vezes passa desapercebido pela sociedade. 

Para destacar a luta contra a violência da pessoa idosa, foi realizado um ensaio fotográfico com mãos de idosos – que residem no bairro Bethânia e fazem parte do serviço de convivência -, cujo intuito foi o de lembrar que as mesmas mãos que embalaram, rezaram, trabalharam, fizeram e fazem tanto pelos filhos e família são as mesmas mãos que, hoje envelhecidas pelo tempo, pedem por socorro.

“Sabemos que envelhecer é um processo natural e que faz parte do ciclo de todos os seres humanos. Mas o que não é natural é nesta fase da vida os idosos serem tratados com tanto desrespeito e violência. A violência se dá de muitas formas, e a mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idosos (em muitos casos a própria família) deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, medicamentos. Além disso a violência psicológica ou emocional também é muito recorrente”, aponta publicitária e fotógrafa, Lara Lopes, responsável pelo ensaio.

Violência

Conforme a associação, em muitos casos o silêncio é recorrente e os idosos passam a suportar diversas violências, por medo, até mesmo para proteger os familiares, por isso é importante o olhar atento aos possíveis sinais das violações de direitos que os idosos enfrentam e vale lembrar da nossa responsabilidade diante de tal situação.

De acordo com o artigo 3º do Estatuto do Idoso, é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

“E é nosso dever garantir que essa etapa da vida transcorra de forma saudável, tranquila e com dignidade para todos e ser a voz daqueles que enfrentam esse tipo de situação. O melhor caminho é a denúncia, e ela pode ser realizada de forma anônima pelo Disque 100”, aponta a instituição. 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cidadã Ipatinguense

14 de junho, 2021 | 08:53

“Temos que denunciar sim.A negligência (omissão)entrava bandidos (as) de serem punidas.As instituições financeiras. sociais,cidadãos devem denunciar ao Ministério Público qualquer tipo de violência. E o Ministério Publico por sua vez tem fazer seu papel com urgência. Conheço um caso de um paciente que sofreu vários crimes .Houve denúncias ao MP.Mas os criminosos não foram punidos. Lamentável!!”

Envie seu Comentário