12 de junho, de 2021 | 09:03

Ex-vice-presidente Marco Maciel morre aos 80 anos

Agência Senado
Marco Maciel sofria há anos com o mal de AlzheimerMarco Maciel sofria há anos com o mal de Alzheimer

Faleceu na madrugada deste sábado (12), aos 80 anos, o ex-vice-presidente da República, Marco Maciel, informou o partido Democratas nas mídias sociais. O político, advogado e professor sofria com mal de Alzheimer desde 2014 e estava internado em Brasília por complicações da doença. Além desse problema de saúde, Maciel foi internado em abril para tratamento da covid-19.

O velório será hoje de 14h30 às 16h30 no salão Negro do Senado e o sepultamento às 17h30 na Ala dos Pioneiros do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília.

Marco Maciel era casado com a socióloga Anna Maria Ferreira Maciel e deixa três filhos.

O ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) postou condolências ao colega. "No momento que o país precisa construir consensos, o Brasil perde o maior símbolo da política do diálogo: o pernambucano Marco Maciel. O Democratas perde um de seus maiores líderes. Perco um amigo, conterrâneo e exemplo de ética a ser seguido. Uma referência pessoal e política", escreveu em sua página na internet.

Nascido em Pernambuco, Marco Maciel ocupou a vice-presidência da República no governo de Fernando Henrique Cardoso, de 1995 a 2003 e desempenhou a função de ministro-chefe do Gabinete Civil da Presidência de José Sarney (1986–1987).

Ainda na política, Marco Maciel ocupou o posto de governador biônico de Pernambuco (1978-1982). Também foi senador (1983-1994 e 2003-2011).

Ao longo de sua vida, Maciel ocupou cargos públicos de 1967 a 2011, quando pela primeira vez perdeu uma eleição, ao Senado, e não voltou mais à vida política.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário