11 de junho, de 2021 | 17:01

AAPI lança campanha contra violência à pessoa idosa

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI) informa que lança na próxima semana, em seu podcast Rádio AAPI e no Canal AAPI no YouTube, uma série de informações a respeito dos cuidados com a pessoa idosa. A iniciativa tem como referência o 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. No primeiro programa, o entrevistado é o advogado Douglas Henrique Nunes, que também atua como Conselheiro Municipal do Idoso em Ipatinga, desde 2010.

Douglas é presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, instalada no último dia 6 de junho pela 72ª Subseção da OAB no município. A Comissão foi criada para analisar a situação da pessoa idosa com relação aos seus direitos fundamentais, levantar possíveis violações de direitos para atuar diante das ocorrências identificadas, entre elas, denúncias de violência física, de violência sexual ou violência financeira, entre outras.

Diagnóstico

Durante a pandemia, cresceu 50% o número de denúncias de violência contra o idoso no Brasil. Foram mais de 25 mil ocorrências em todo o país entre março e junho de 2020, segundo números do Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. O advogado Douglas Henrique lembrou que no Vale do Aço um levantamento neste sentido está sendo feito pela ONG EPTOM – Núcleo de Atendimento e Aprendizagem de Adolescentes e Jovens, utilizando verba do Fundo Municipal do Idoso. A pesquisa está em curso e deverá ser entregue até o fim deste ano.

O projeto “Conhecer para Transformar – Diagnóstico da Situação da Pessoa Idosa”, voltado para quem tem 60 anos ou mais, residente em Ipatinga, pode ser acessado por meio do link: https://forms.gle/qhUztL5btVVhdmbK8.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário