Expo Usipa 2024 02 - 728x90

11 de junho, de 2021 | 14:26

Dia dos Veteranos da PMMG

José Vitoriano da Cunha Filho *

A querida e sempre lembrada “União dos Reformados”, hoje, União dos Militares de Minas Gerais (UMMG), presta a sua homenagem aos “heróis do passado”: Os Veteranos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Tradicionalmente, no dia 3 de junho, a UMMG abre as festividades do aniversário da Corporação de Tiradentes e faz a outorga das medalhas, Coronel Fulgêncio de Souza Santos e Dever Cumprido, para agraciar personalidades militares, civis e instituições.

A solenidade enaltece aqueles que prestam relevantes serviços à Polícia Militar; promove resgate histórico; preserva a cultura institucional; incentiva o reencontro da família militar; e fortalece o “pacto de gerações”.

Infelizmente, desde que o Brasil identificou a primeira contaminação pelo novo coronavírus no início do ano de 2020 e medidas de isolamento social para conter a propagação da covid-19 foram adotadas, a celebração do “Dia do Pessoal da Reserva e Reformados da Polícia Militar de Minas Gerais” não pôde ser realizada.

De acordo com o presidente da UMMG, coronel Zeder Gonçalves do Patrocínio, a associação está seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), portanto, estão suspensas aglomerações no pátio da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro (APM), local onde, tradicionalmente, ocorre o evento.

Ainda, de acordo com o presidente, por consequência da pandemia do novo coronavírus não há data definida para o retorno da concorrida e calorosa cerimônia.

Geração após geração, os militares mineiros têm dado vida e sobrevida à Polícia Militar do nosso Estado, cumprindo as missões que lhe são afetas, sob o juramento de sacrifício da própria vida, se necessário. O dia dos Veteranos é uma importante prova de reconhecimento aos companheiros que tanto honraram os mais altos valores e tradições da Corporação: congratulações a todos, como já disse o coronel Zeder.

Parabéns à PMMG, patrimônio dos mineiros e mineiras. A família UMMG parabeniza a Polícia Militar de Minas Gerais pelos seus 246 anos de existência, considerada por muitos, como uma das melhores polícias militares do Brasil.

A todos os veteranos da gloriosa corporação, nossa homenagem especial por tudo o que fez e gratidão pelas Conquistas que a Classe desfruta até os dias atuais. Agradecemos por mostrarem o caminho para, cada vez mais, buscarmos solidez na Instituição e, principalmente, mantermos sempre acesa a chama da solidariedade entre os seus Integrantes. Os passos desses heróis, são faróis, que seguiremos cada vez mais.

* Coronel reformado da Polícia Militar de Minas Gerais
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário