10 de junho, de 2021 | 16:21

TJMG autoriza retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino

Arquivo DA
Com autorização, alunos podem voltar às escolas a partir do dia 21 deste mêsCom autorização, alunos podem voltar às escolas a partir do dia 21 deste mês

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informou que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) autorizou, nesta quinta-feira (10), o retorno das atividades presenciais nas escolas estaduais de Minas Gerais, a partir de parecer da maioria dos desembargadores sobre a segurança do protocolo sanitário adotado pelo Governo de Minas.

Diante disso, as unidades de ensino da rede estadual iniciarão suas atividades no dia 14 de junho, próxima segunda-feira, com o retorno dos profissionais da educação. Já os estudantes retomarão as atividades presenciais no dia 21 de junho, segundo a SEE-MG. A volta será gradual, começando com as turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, facultativo às famílias. Sendo assim, nos casos que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o estudante ao ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos.

A Secretaria ressalta que o retorno das atividades presenciais será apenas nos municípios que estiverem na Onda Verde ou Amarela do Plano Minas Consciente e onde a prefeitura não apresentar restrições.

“Importante destacar que, para a retomada, todas as escolas atenderam a um criterioso método para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza”, salientou a Secretaria, apontando que disponibilizou recursos para as unidades escolares finalizarem a preparação e a compra dos itens necessários. “Desde o início do ano letivo, foram repassados mais de R$ 60 milhões para todas as escolas estaduais para essa finalidade”, informou a SEE/MG, que também anunciou outros R$ 90 milhões de recursos adicionais para manutenção e pequenos reparos, como pintura e troca de torneira.

As estratégias de implementação do ensino híbrido levam em consideração o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os estudantes nas salas de aula, com alternância de semanas de trabalho presencial e remoto. O retorno dos demais anos de escolaridade será gradual, com avaliação das condições locais e indicadores epidemiológicos. A SEE/MG destaca que o Regime de Estudo não Presencial ainda é obrigatório, pois a carga horária e frequência dos estudantes continuam a ser contabilizadas por meio do Plano de Estudo Tutorado (PET) e das atividades complementares elaboradas pelo professor.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Eli Rodrigues de Oliveira

11 de junho, 2021 | 07:04

“QUANDO HÁ ACOMPANHAMENTO DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR DO ALUNO, ELE APRENDE.
OS PAIS NÃO PODEM É ACHAR QUE ESCOLA É CRECHE SÓ PRO ALUNO FICAR SEGURO DAS RUAS
ANTES DA PANDEMIA, EM PLENO ENSINO MÉDIO, MAIORIA DE MEUS ALUNOS NÃO REALIZAVAM AS ATIVIDADES NEM EM CASA E NEM PRESENCIAL.
MUITOS PAIS OU RESPONSÁVEIS, QUANDO APARECIAM NA ESCOLA, SE SURPREENDIA COM AS NOTAS DOS ALUNOS SOB SUA RESPONSABILIDADE”

Jorge

10 de junho, 2021 | 20:30

“Graças a Deus o retorno das aulas,pois os alunos não estão aprendendo nada com aulas remotas,só sabem copiar as respostas no brainly.”

Envie seu Comentário