09 de junho, de 2021 | 15:54

Inscrições para participar do Projeto Reabastecer da Copasa se encerram no dia 14

Tiago Araújo
Serão doados doação 1.000 kits, compostos por uma bombona de 240 litros, para famílias ipatinguenses cadastradas no projetoSerão doados doação 1.000 kits, compostos por uma bombona de 240 litros, para famílias ipatinguenses cadastradas no projeto

Os interessados em se inscrever no Projeto de Reuso de Águas Cinzas – Reabastecer, criado em parceria pela Copasa e o Ministério Público de Minas Gerais, têm até o dia 14 deste mês. A iniciativa tem como objetivo gerar uma economia no uso da água em residências, por meio do uso de bombonas que serão doadas para 1.000 famílias que residem no município de Ipatinga.

Conforme o promotor Rafael Pureza explicou no dia do lançamento do Projeto Reabastecer, a iniciativa consiste na doação de 1.000 kits, compostos por uma bombona de 240 litros, para 1.000 famílias cadastradas no projeto e que residem em Ipatinga. A partir disso será possível realizar o armazenamento das águas cinzas, que são águas de pias, máquina de lavar e chuveiro para que possam ser consumidas depois para usos não nobres, como lavar quintal, garagem, carro e dentre outros.

Inscrição

Os interessados em participar do projeto e adquirir a bombona podem se inscrever pelo site www.copasa.com.br/reabastecer. A partir disso, será feita uma seleção de 1.000 famílias das categorias social e residencial, em cinco faixas de consumo (de 5 a 10m³, de 10 a 15m³, de 15 a 20m³, de 20 a 40m³, acima de 40m³). Ou seja, serão 200 famílias por faixa de consumo. A duração total do projeto será de 13 meses, com monitoramento mensal, no qual será aferida qual a faixa de consumo que obteve resultados positivos de água e financeiros.

Tiago Araújo
A inscrição para participar do Projeto Reabastecer deve ser feita pelo site www.copasa.com.br/reabastecerA inscrição para participar do Projeto Reabastecer deve ser feita pelo site www.copasa.com.br/reabastecer

Exigências

Para participar do projeto, os interessados devem residir em Ipatinga; Ter máquina de lavar roupas; Ter espaço físico para instalação do kit; Adotar práticas sustentáveis; Participar do estudo de monitoramento do impacto no consumo. O regulamento completo do projeto pode ser acessado no site www.copasa.com.br/reabastecer.

Instalação dos kits

Conforme o regulamento, a disponibilização e instalação dos kits é de responsabilidade da Copasa, que deverá notificar os participantes com antecedência mínima de cinco dias úteis sobre a data em que o kit será instalado e disponibilizado. Além disso, o cliente poderá solicitar o reagendamento da instalação apenas uma vez. Caso não haja data compatível, o cliente terá sua participação descontinuada.

Conscientização

Além de distribuir o kit, a Copasa e o MPMG vão desenvolver ações de educação ambiental e de conscientização da população quanto à preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente. Esse projeto visa conscientizar e prover conhecimento para as famílias de Ipatinga, possibilitando a redução do consumo de água (com redução da conta de água), além de melhorar a sustentabilidade do consumo de Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário