09 de junho, de 2021 | 14:48

Um alerta para a importância do diagnóstico precoce das leucemias

Maria do Carmo Favarin *

A leucemia foi responsável por mais de 7 mil óbitos em 2020 e nos próximos dois anos pode superar 10 mil novos casos, segundo estimativas. Por isso, é fundamental priorizar os cuidados preventivos com a saúde. Quanto antes diagnosticados, maiores as chances de sucesso do tratamento.

Os números estão no levantamento do Instituto Nacional do Câncer, que apontam para uma tendência preocupante: 10 mil casos novos de leucemia devem ser registrados no País até 2022, com maior incidência no público masculino - estima-se que surjam 5.920 casos em homens e outros 4.890 em mulheres.

A leucemia é uma doença que começa na medula óssea, onde são produzidas as células sanguíneas e onde acontece a produção dos glóbulos (vermelho e branco) e as plaquetas. Ela não escolhe sexo. Não escolhe idade. Por isso, é tão importante priorizar uma rotina de cuidados contínuos com a saúde, porque quanto antes diagnosticados os casos, maiores as chances de sucesso do tratamento.

Hoje, existem 4 tipos de leucemia: a Leucemia mieloide aguda, a Leucemia mieloide crônica a Leucemia linfoblástica aguda e a Leucemia linfocítica crônica. A doença tem origem ainda desconhecida, mas sabemos que é provocada a partir de uma mutação genética que acomete a célula sanguínea localizada na medula do paciente. É quando esta célula se transforma em uma célula cancerígena, que passa a se multiplicar muito rapidamente destruindo e ocupando o lugar das células saudáveis.

Mesmo sem causas específicas comprovadas, é possível ranquear alguns fatores de maior exposição às leucemias. Segundo Dra. Maria, os mais recentes estudos clínicos destacam a radiação ionizante (provenientes de radioterapia), quimioterapia e o benzeno (encontrado na gasolina e largamente usado na indústria química) como fatores ambientais associados à leucemia aguda.

A importância do diagnóstico precoce - O aumento de células defeituosas na medula óssea do paciente é responsável pela redução de glóbulos vermelhos, provocando a anemia e os sintomas comuns como cansaço, falta de ar, dor de cabeça e batimentos cardíacos acelerados. Com a queda na produção de glóbulos brancos, a imunidade baixa e expõe o organismo às infecções. Com a redução das plaquetas o paciente pode ter sangramentos e manchas roxas na pele.

Uma estratégia aplicada para a detecção precoce do câncer é diagnosticar o tumor ainda em fase inicial, por meio de exames clínicos, laboratoriais. Por isso a importância em realizar exames periódicos, mesmo sem apresentar nenhum sintoma. É esta preocupação com a saúde e o diagnóstico precoce que nos permite conquistar os melhores resultados junto aos nossos pacientes, principalmente em oncologia.

Com um portfólio que conta com mais de 3.500 testes, exames e vacinas, o Grupo Sabin oferece os exames de imagem e laboratoriais, até mesmo os mais complexos, como biologia molecular e citometria de fluxo, considerados essenciais para definição de prognóstico e é mais um dos recursos para definir os rumos do tratamento.

* Médica hematologista e gestora do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica. Website: https://www.fsb.com.br
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário