
07 de junho, de 2021 | 22:21
Força Nacional de Segurança será enviada ao Amazonas
Estado sofreu ataques de grupos criminosos nesse fim de semana
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, confirmou que autorizou o envio da Força Nacional para o Amazonas. A solicitação foi feita domingo (6) pelo governador do estado, Wilson Lima, após os ataques criminosos ocorridos nesse fim de semana.Segundo o ministro, o planejamento da operação está sendo feito pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O governador informou que as tropas vão reforçar o trabalho de combate ao crime organizado no estado. Mais cedo, o governo do Amazonas anunciou a prisão de 31 suspeitos de envolvimento nos atos da vandalismo, que ocorreram em represália pela morte de um traficante de drogas.
Além da capital, Manaus, cidades do interior também tiveram ataques criminosos: Iranduba, Parintins, Careiro Castanho, Manacapuru, Carauari e Rio Preto da Eva.
Bancos, prédios públicos e privados foram alvo de ataques, que deixaram a população acuada e muita destruição. Segundo o governo do Amazonas, os ataques ocorreram em represália à morte, no sábado (5), de um traficante que integrava uma facção criminosa. Os levantamentos indicam que a ordem para os atos de vandalismo teria partido de integrantes do grupo criminoso em presídios.
Atendendo a solicitação do governador do Amazonas, Wilson Lima, e visando ajudar no restabelecimento da paz e da ordem na capital do estado, acabo de autorizar o emprego da Força Nacional em Manaus.
Anderson Torres (@andersongtorres) June 7, 2021
O planejamento operacional está sendo definido pela Senasp, do @JusticaGovBR.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]