08 de junho, de 2021 | 10:00

Estudante identifica espécies de aves em bairro de Ipatinga

Mateus Benevenuto
Período da manhã costuma ser o de maior atividade das avesPeríodo da manhã costuma ser o de maior atividade das aves

O estudante do 7° período do curso de Ciências Biológicas, Mateus José Benevenuto, tem trabalhado no levantamento da avifauna (o conjunto das aves de uma região ou ambiente) no bairro Taúbas, em Ipatinga. A análise faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Unileste e é realizado num fragmento de mata periurbano.

Mateus explica que tem identificado quais as espécies de aves são encontradas naquela mata, que sofre pressão de uma área rural e de um perímetro urbano. “Ela se encontra entre os dois. Estou realizando esse trabalho desde o segundo semestre do ano passado, mas a parte prática de ir a campo e realizar as identificações começou no mês de janeiro deste ano, já na primeira semana. Eu faço uma visita a cada duas semanas, indo ao local, geralmente na parte da manhã, que é o horário de maior atividade das aves”, revela.

Divulgação
Mateus José Benevenuto é estudante do 7° período do curso de Ciências BiológicasMateus José Benevenuto é estudante do 7° período do curso de Ciências Biológicas


O trabalho é realizado no bairro Taúbas, que faz divisa com o bairro Industrial, de Santana do Paraíso. “É uma área com quase 200 hectares que os moradores locais chamam de mata do Cedro. O objetivo desse trabalho, como disse antes, é identificar a diversidade de espécies de aves que podem ser encontradas nessa área. Trabalhos assim geralmente são feitos para que se possa avalizar a diversidade e o estado de conservação de um local onde é feito o estudo. Esses trabalhos são de grande importância para a preservação dessas espécies e a conservação dos seus habitats, porque você conhece o que se encontra naquela área. Desta forma, fica mais fácil saber o que pode ser feito para melhorar e evitar a perda desses animais que são importantes, principalmente para nós”, conclui Mateus Benevenuto.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ilza Ribeiro de Almeida Pimenta

11 de junho, 2021 | 18:37

“Parabéns mesmo! Super!
Trabalho com um biólogo na vigilância sanitária de Ipatinga. A gente conversa muito sobre a diversidade de nossa região. Passe lá pra gente conversar um pouco mais”

Gabriel

08 de junho, 2021 | 21:55

“Super bom cara, se tive uma vaga ai e topo como voluntario heim haahahha lindo mesmo”

Lavinia

08 de junho, 2021 | 13:51

“Incrível o trabalho!!! Além de lindo é também de grande importância!!!”

Envie seu Comentário