07 de junho, de 2021 | 14:58
Jogadores da seleção brasileira decidem disputar Copa América
Após a partida desta terça-feira (8), diante do Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, os jogadores da seleção brasileira deverão publicar um manifesto informando que irão disputar a Copa América, mas com críticas à forma como o evento foi organizado no Brasil, em meio à pandemia. A informação foi divulgada pelo GE nesta segunda-feira (7).
Desde que o Brasil foi anunciado como nova sede do torneio, após desistências de Colômbia (crise social) e Argentina (por causa da pandemia), os atletas discutiram um possível boicote à Copa América, já que não existe condições sanitárias para realizar um evento deste porte no Brasil, um dos países que mais sofre com a pandemia de covid-19. A tentativa de boicote não teria prosperado porque não houve consenso entre todas as dez seleções que vão disputar o torneio.
O elenco optou por disputar a Copa apesar da insatisfação com a CBF, já que o presidente Rogério Caboclo (afastado no domingo por denúncias de assédio moral e sexual por uma funcionária da entidade) não informou ao elenco sobre a vinda da Copa América e nem consultou a comissão técnica sobre isso. Além da falta de consenso entre as delegações, o fato de disputar uma competição faltando pouco mais de um ano para a Copa do Mundo pesou para o elenco. Isso porque a Copa das Confederações, tradicionalmente disputada um ano antes da Copa, foi extinta.
O Brasil estreia na Copa América no domingo (13), às 18h, no Mané Garrincha, em Brasília, contra a Venezuela.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]