07 de junho, de 2021 | 06:31

Imagem da Bréscia, na Itália, faz sucesso como se fosse foto noturna tirada no Pico Ana Moura

Que a internet é a mais importante ferramenta de comunicação e serviços inventada até agora para a humanidade, não há como questionar. Mas que também é o ambiente mais propício para a farsa, para a mentira e a dissimulação, também não se pode duvidar.

Neste domingo alguém baixou de algum site a foto do "Trompia Valley", também conhecido como “Vale das Luzes”, um dos três grandes vales na província da Bréscia, na região da Lombardia, Itália, e postou nas mídias sociais e grupos de WhatsApp como se fosse uma foto noturna do Vale do Aço, com a vista a partir do Pico Ana Moura, em Timóteo.

Reprodução
A foto que viralizou no domingo é do Vale das Luzes, na Bréscia, Lombardia, ItáliaA foto que viralizou no domingo é do Vale das Luzes, na Bréscia, Lombardia, Itália


Em poucas horas praticamente todos os grupos de WathsApp replicavam a imagem com a mensagem: “Foto noturna do Vale do Aço. Tirada do Pico do Ana Moura!”. Não se sabe quem inventou a “fake news”, mas o fato mostra como é fácil inventar qualquer coisa e jogar na internet para ser “viralizada”.

Embora o cenário do Vale do Aço, diurno ou noturno, seja um dos mais belos, visto do pico, e a foto que circula na internet seja realmente bela, que fique claro que a foto não se trata do Vale do Aço. Ainda na noite de domingo algumas pessoas já sabiam da farsa e procuravam alertar as pessoas que a foto disseminada não se tratava do Vale do Aço.

Em 2017 essa mesma “brincadeira” foi espalhada na internet em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.

Fotos: Alex Ferreira/Arquivo
Do pico Ana Moura pode-se avistar todas as cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço e cidades circunvizinhas, mas nada que se assemelha à formação de serras na foto da Brescia, ItáliaDo pico Ana Moura pode-se avistar todas as cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço e cidades circunvizinhas, mas nada que se assemelha à formação de serras na foto da Brescia, Itália



Bairro Petrópolis, visto da extinga rampa de voo livre no pico Ana Moura Bairro Petrópolis, visto da extinga rampa de voo livre no pico Ana Moura


Reprodução
Somente na noite de domingo as pessoas descobriram a farsa e trataram alertar sobre o caso Somente na noite de domingo as pessoas descobriram a farsa e trataram alertar sobre o caso
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Lucia Paiva

07 de junho, 2021 | 21:11

“E foi com notícias fakes, consideradas bobas e inofensivas que hoje estamos com o país a deriva. Foi assim, que um cara que nunca fez nada de útil, assumiu o poder. Hehe”

Neubert Marcos de Oliveira

07 de junho, 2021 | 11:17

“Poxa..... Estragaram a piada....kkkkkk”

Ricardo Lopes

07 de junho, 2021 | 06:42

“Kkkkk. Só para lembrar, no caso mais grave dos efeitos das fake news (medo do comunismo, kit gay, mamadeira de piroca, medo de virar Venezuela, etc), disseminadas na internet dia e noite, nós vimos um deputado com desempenho pífio e com visíveis sinais de desequilíbrio cognitivo chegar onde chegou. E estamos pagando caro por isso.”

Envie seu Comentário