
06 de junho, de 2021 | 19:00
Farmacêutica espera receber primeiro lote da vacina Sputnik V ainda em junho
O presidente da farmacêutica brasiliense, União Química, Fernando de Castro Marques, afirmou em entrevista à CNN Brasil neste domingo (6) que o 1º lote da vacina russa, Sputnik V, deve chegar ao Brasil em até 10 dias.Na sexta-feira a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a importação excepcional e temporária do imunizante russo por estados brasileiros, desde que cumpram 22 condicionantes impostas pelo órgão.
Depois da decisão, governadores que integram o Consórcio Nordeste e o Consórcio da Amazônia Legal se mobilizaram para promover adequações aos contratos de cada Estado com o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF, na sigla em inglês).
No total, havia um acerto para quase 40 milhões de doses, mas a Anvisa só liberou a importação de 928 mil unidades na primeira remessa.
Uma das condicionantes é que cada lote da Sputnik V seja autorizado individualmente. A agência determinou que haja controle de qualidade sobre cada remessa, com vistas inclusive à possível detecção da presença de adenovírus replicantes no fármaco.
Estamos em contato com o fundo soberano russo e o Instituto Gamaleya para resolver todas essas etapas regulatórias, atendendo a todas as exigências da Anvisa para poder ter de forma definitiva o registro da Sputnik, relatou o presidente da União Química.
Com as medidas anunciadas, estados do Nordeste poderão importar os seguintes quantitativos da vacina Sputinik V:
Bahia 300 mil doses
Maranhão 141 mil doses
Sergipe 46 mil doses
Ceará 183 mil doses
Pernambuco 192 mil doses
Piauí 66 mil doses
Já publicado:
Farmacêutica brasileira inicia produção da Sputnik V
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]