04 de junho, de 2021 | 16:15

'Contos Locais' chega à 10ª cidade

Dani Dornelas/Divulgação
A educadora musical Bia BedranA educadora musical Bia Bedran

Em seu quarto ano de atividades e contabilizando dez cidades contempladas, o projeto literário “Contos Locais” está chegando a Lavras, cidade mineira dos ipês e das escolas, localizada na região do Campo das Vertentes. A iniciativa tem o objetivo de estimular a leitura, a escrita, a contação de histórias, a pesquisa, a preservação da memória e a valorização da cultura do interior de Minas Gerais.

O projeto, idealizado a partir do Vale do Aço, tem a participação da compositora, cantora, atriz e educadora musical, Bia Bedran, na programação de oficinas de contação de histórias para educadores e estudantes da rede pública de ensino, incluindo o mapeamento de contos das cidades por meio de pesquisas realizadas pelos alunos com a orientação de professores. Ao final das atividades em cada município, as histórias locais são registradas em livros que são distribuídos gratuitamente na comunidade, com a finalidade de valorizar e preservar as tradições culturais do lugar.

Conforme o produtor cultural Éderson Caldas, em função da pandemia, a organização do projeto adotou novos métodos de pesquisa. “Nossa primeira etapa de trabalho já está sendo realizada via on-line”, descreve. O projeto “Contos Locais” é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário