04 de junho, de 2021 | 14:08

Covid-19: Santana do Paraíso vai vacinar grávidas e puérperas com comorbidades na segunda e terça

Imunização ocorrerá em quatro pontos de referência, no horário das 8h às 14h, com vacina da Pfizer

Divulgação
Com a chegada das doses da Pfizer, Santana do Paraíso vai aplicar as primeiras doses do imunizante em dois dias Com a chegada das doses da Pfizer, Santana do Paraíso vai aplicar as primeiras doses do imunizante em dois dias

Mais um grupo passa a ser contemplado com a vacinação contra a covid-19 em Santana do Paraíso. A Secretaria Municipal de Saúde vai imunizar grávidas e puérperas (até 45 dias pós-parto), que tenham alguma comorbidade, na próxima segunda (7) e terça-feira (8), sempre das 8h às 14h, nos quatro pontos de referência de vacinação contra a covid-19 no município: as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Cidade Nova, Industrial Azul, Águas Claras e Centro.

A antecipação de imunizantes para esse grupo será possível graças a um lote de 430 vacinas da Pfizer/Biontech que o município recebeu da Superintendência Regional de Saúde (SRS), no dia 31 de maio. Nos dois dias seguintes, a administração municipal capacitou os vacinadores para aplicar as doses da Pfizer, haja vista que esta é uma vacina que exige procedimentos de manipulação diferentes em relação às vacinas que o município já vinha recebendo, que são a AstraZeneca e o Coronavac.

Para receber a dose 1 da Pfizer, é necessário que as grávidas e as puérperas, que possuam alguma comorbidade, compareçam às unidades, pois não haverá cadastro prévio. Além disso, elas devem levar os seguintes documentos: cartão de vacina, RG, CPF, cartão SUS, comprovante de endereço e laudo médico atualizado e/ou declaração médica atualizada que comprove a comorbidade.

O intervalo entre a dose 1 e a dose 2 da Pfizer é de 12 semanas. Além das grávidas e puérperas, na próxima semana o município vai vacinar os profissionais do transporte aéreo, que trabalham no Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado em Santana do Paraíso e que atualmente passa por reforma na pista.

Grupo comorbidades

A Secretaria de Saúde de Santana do Paraíso ressalta que, além das grávidas e puérperas, as outras pessoas que pertencem ao grupo com comorbidades são contempladas no momento com doses da AstraZeneca e da Coronavac. Entre os vacinados estão os portadores da Síndrome de Down acima de 18 anos; pessoas com Doença Renal Crônica em terapia de substituição renal (diálise); pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) acima de 18 anos; e todas as pessoas com Comorbidades que tenham entre 30 e 59 anos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário