05 de junho, de 2021 | 11:00

Dia mundial do Meio Ambiente: contato com áreas verdes melhora saúde de crianças

Sibele Maria Dal Col Guimarães *

"Pesquisa comprova que bosques e parques trazem benefícios para saúde física e emocional"

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, para sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação e conservação dos recursos naturais.

As áreas verdes trazem diversos benefícios, especialmente para crianças. Pesquisadores da Universidade de Stanford comprovaram, em um estudo divulgado no início de maio, que o acesso a áreas naturais nas cidades melhora a saúde e a socialização de diversas maneiras. O resultado veio de décadas de pesquisas em saúde pública correlacionadas com o acesso à natureza nas cidades.

Ao passo que as cidades se tornam mais urbanizadas, as áreas naturais parecem ficar cada vez menores e mais escassas. No entanto, áreas naturais, como parques e bosques fornecem benefícios para quem as frequenta. Autora do artigo e diretora do Stanford Natural Capital Project, Gretchen Daily avalia que “não é uma surpresa que a natureza estimule a atividade física, mas também traz benefícios como a redução dos riscos de câncer até a promoção do funcionamento metabólico e outros - o que é realmente surpreendente”.

Espaços naturais nas escolas - Para as crianças, os benefícios são ainda mais importantes, já que estão em fase de desenvolvimento. "A experiência na natureza aumenta a memória, a atenção e a criatividade, bem como a felicidade, o envolvimento social e um senso de significado na vida", disse Gretchen Daily.

É visível o efeito da natureza nas crianças. Correr e brincar no gramado, em meio às árvores e plantas acalma os pequenos e os estimula a criar brincadeiras próprias, jogos inventados no momento e muita criatividade e faz de conta, o que é essencial para o desenvolvimento.

Dispor de espaços abertos também é benéfico em função da pandemia. Na natureza, as crianças têm mais espaço para explorar e brincar, de maneira segura e saudável. Todos nós passamos tanto tempo em casa, então poder variar o cenário e experimentar um pouco do verde e do céu aberto é muito reconfortante nesse momento, para adultos e crianças. Os resultados da pesquisa são inegáveis. As contribuições da natureza são multidimensionais: podem apoiar o bem-estar cognitivo, emocional e espiritual, bem como a saúde física.

* Coordenadora do Ensino Infantil do Colégio Marista Paranaense
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário