
02 de junho, de 2021 | 17:24
Festival da Criança comemora sucesso de público na versão on-line
A edição virtual do tradicional Festival da Criança de Ipatinga obteve sucesso de público neste ano, conforme a produção. Realizado entre os dias 19 e 30 de maio, a mostra alcançou 3.500 pessoas com as atrações veiculadas no canal: youtube.com/festivaldacriancaipatinga. A programação, encerrada no último domingo (30), ofertou 19 espetáculos e contações de histórias, gratuitamente, todos com legenda e tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e cinco deles com recurso de audiodescrição. Todas as atrações continuam disponíveis ao público até o fim do ano, pela internet.
Iniciado em 2000, o Festival da Criança foi criado com a proposta de realizar um processo permanente de formação de público para o teatro e assim vem trabalhando desde sua primeira edição. Com isso, o projeto se firmou no calendário cultural da região por apresentar uma programação diversificada, gratuita e com mais acessibilidade”, comemorou a produtora Marilda Lyra.
Alexandra Matos, que integra a coordenação no Centro de Atendimento Multidisciplinar Hebert de Souza (Cenam), em Ipatinga, acompanha o festival há muitas edições e destaca seu avanço no quesito acessibilidade. Achei muito interessante a proposta de inserção de libras e legendas. Com a inclusão da audiodescrição ficou melhor ainda. É uma iniciativa rara na região e muito rica para trabalharmos com alunos cegos e surdos”, avaliou.
Gustavo Jácome/Divulgação
''História de Macacos'' foi um dos 19 espetáculos apresentados no festival on-line
Mais acesso à cultura
Ao longo dos anos, o Festival da Criança de Ipatinga recebeu cerca de 90.000 visitantes de escolas, creches e entidades da Região Metropolitana do Vale do Aço. Neste ano, diante do cenário de pandemia de covid-19, a mostra manteve sua proposta de maneira virtual e, assim, alcançou novos públicos, democratizando o acesso à cultura.
A jornalista Bianca Torres acompanhou várias atrações com seus filhos de 9 e 4 anos de idade. Hoje a internet mostra muita coisa, mas receber uma programação já selecionada e direcionada para as idades adequadas é ótimo”, comentou. Seu filho, Caio Torres, que costumava ir ao teatro, pôde conferir algumas atrações pelo novo formato e também aprovou. Gostei muito de assistir alguns que vi no teatro, para relembrar. E é diferente ver assim”, garantiu.
Para a produtora Marilda Lyra, o balanço dessa primeira edição virtual é positivo em vários pontos. A possibilidade de romper fronteiras no meio digital é fantástica, ainda mais podendo oferecer recursos importantes de acessibilidade”, concluiu. O Festival da Criança On-line foi realizado por intermédio da Lei Aldir Blanc, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais e da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]