03 de junho, de 2021 | 09:00

Paróquias terão programação cautelosa para celebração de Corpus Christi

Arquivo DA
Confecção de tapetes foi prejudicada pela pandemia da covid-19Confecção de tapetes foi prejudicada pela pandemia da covid-19

O colorido dos tapetes e a reunião em torno de sua montagem serão diferentes neste Corpus Christi (3). A pandemia da covid-19, mais uma vez, fez com que a tradição fosse adaptada em 2021 para evitar aglomerações. Igrejas católicas das cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso terão celebrações de missas, mas com número reduzido de pessoas. No ano passado, início da pandemia, também não houve a tradicional celebração.

O padre Fernando dos Santos Andrade, pároco da paróquia e Santuário do Senhor do Bomfim, com sede no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga, lembra que esta é uma data muito importante, em que se celebra com alegria o sacramento da eucarística, o corpo e sangue de cristo.

“Instituídos por Jesus no tríduo pascal (período em que se comemora a paixão, morte e ressurreição de Jesus), na noite de Quinta-feira Santa. Mas como não podemos celebrar com tanta alegria neste dia por causa do drama da paixão, a igreja dedica no ano uma quinta-feira para festejar o sacramento da eucaristia. Uma festa que existe há mais de 800 anos, começou no século XIII na Bélgica e daí se espalhou para o mundo inteiro, ganhou mais notoriedade por meio de alguns milagres eucarísticos, que aconteceram principalmente na Itália. Um dos mais famosos foi o milagre eucarístico de Lanciano”, recorda o padre.

Ainda segundo o religioso, o dia é de gratidão a Deus, adoração e respeito por sua presença real entre nós, por meio de seu corpo e sangue, alma e divindade, presentes na hóstia consagrada. “Em 2021 não teremos tapetes por causa da pandemia, algumas paroquias farão carreata com o Santíssimo Sacramento, outras terão a santa missa e a benção com o Santíssimo. Nós estamos fazendo uma campanha de arrecadação de alimentos, nosso compromisso cristão com Jesus deve nos levar a olhar para o lado e ver que há tantos irmãos passando fome. Se você puder ajudar, deixe aqui na igreja alimentos não perecíveis ou material de limpeza, que encaminharemos para as pessoas que estão necessitando”, pediu.

Atividades

Dentre os diversos bairros que têm atividades nesta quinta-feira, listamos alguns em que haverá programação. No Cidade Nobre, haverá missa em quatro horários: 7h, 10h, 16h e 19h30. Não haverá confecção de tapetes. Já no bairro Iguaçu, haverá um tapete, montado por um número pequeno de pessoas, e será instalado na quadra da rua Jaspe. No Iguaçu também haverá missa às 17h, com número limitado de fiéis, definidos por ordem de chegada.

No bairro Caravelas, onde também há forte tradição de confecção de tapetes, haverá missa às 8h, 10h e 15h e procissão com carreta.

Coronel Fabriciano

Na Paróquia São Sebastião serão celebradas missas às 7h, 9h e 19h30, no Centro. Também não haverá tapetes neste local.

Timóteo

No Centro, a paróquia São José de Acesita terá missa na matriz às 7h, 17h e 19h30. Haverá ainda exposição do Santíssimo e adoração durante todo o dia. Tapetes estão suspensos por causa da pandemia, mas um pequeno será montado em frente ao altar.

Santana do Paraíso

Também sem tapetes, haverá missa às 8h no Centro, 19h30 no Industrial e 19h30 no Jardim Vitória.

Tapete

Utilizando-se de diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, cereais, areia, flores e folhas, as pessoas montam, com arte, um grande tapete pelas ruas (o que não ocorrerá em 2021), com dizeres e figuras relativas à celebração religiosa. Sobre esse tapete passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor, mas que neste ano terão de viver o evento sem poder participar como antes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário