01 de junho, de 2021 | 17:00
Administração de Ipatinga estuda parcerias para reativar a Maria Fumaça
Divulgação
A Maria Fumaça, uma locomotiva a vapor de origem alemã, foi fabricada em 1937, movendo-se com combustível de lenha e bagaço de cana

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), visitou na tarde desta terça-feira (1) a Estação Pouso de Água Limpa, no Novo Centro. O local é ponto de partida da Maria Fumaça que por algum tempo percorreu a chamada Estrada de Ferro Caminho das Águas, margeando por 2,6 quilômetros o Parque Ipanema junto ao ribeirão Ipanema e que por cerca de 15 anos aproximadamente não vem sendo utilizada.
Durante a visita, o prefeito disse que o governo busca parcerias público-privadas para efetivar as medidas necessárias para reativação do passeio pela Estrada de Ferro. Assim, também participaram da agenda de trabalho lideranças da Vale, Cenibra Celulose Nipo-Brasileira S.A., Instituto Usiminas, Faculdade Única, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) e Faculdade Pitágoras.
Agora, envidamos esforços com intuito de reativar para a população o circuito da nossa Maria Fumaça, sem custos para o município. Por isso, hoje decidimos chamar várias empresas e instituições que são nossas parceiras, de modo que percebam com clareza o quanto é importante essa alternativa turística para nossa cidade”, destacou Gustavo.
O Projeto de Lei de Concessão do Bem Público relacionado à atração turística e elaborado pelo Executivo foi concluído na tarde desta terça-feira (1) e será apreciado na próxima reunião extraordinária da Câmara de Vereadores. O governo acredita que com a aprovação da proposta o complexo turístico retornará brevemente ao seu pleno funcionamento.
A Estação Pouso de Água Limpa é réplica de uma estação de 1917, sendo que a Maria Fumaça, uma locomotiva a vapor de origem alemã, foi fabricada em 1937, movendo-se com combustível de lenha e bagaço de cana.
Locomotiva
A Maria Fumaça da Estação Pouso de Água Limpa puxa dois vagões, com capacidade total para 68 passageiros. A máquina é de propriedade do engenheiro aposentado José Mauro Cardoso, apaixonado por ferrovias e também maquinista voluntário, sendo cedida ao município em regime de comodato. Ele comprou a máquina em 1979, na cidade de Além Paraíba, na Zona da Mata. Vinte anos depois, quando se mudou para Ipatinga, resolveu trazer na bagagem o trem, que se tornou atração turística.
Com as condições mecânicas em dia, para funcionar a máquina primeiro precisa ser aquecida num tempo de aproximadamente duas horas, à base de lenha, normalmente fornecida pelo próprio município com o aproveitamento de materiais de podas de árvores feitas na cidade.
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Prorietário
02 de junho, 2021 | 09:14Um alternativa é a implantação de músicas educativas, como o funk. Colocar personagens dançando também. A criançada irá adorar. (*para os incautos, contém ironia).”
Altair José de Sousa
02 de junho, 2021 | 07:26Grande iniciativa de nosso Prefeito espero que consiga as parcerias nescessária a reativação de nosso patrimônio cultural.”
Almeida
02 de junho, 2021 | 05:06nao e a primeira vez que essa ideia vem a tona.. como sempre empaca na questao do alto custo de operação / manutenção para uma demanda insuficiente, o que torna inviavel o empreendimento.”
Jones
02 de junho, 2021 | 01:25O VIAJANTE
Eu sempre que parti fiquei nas gares
Olhando, triste, para mim...
A vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, alguns acidentes, agradáveis, surpresas em muitos embarques e grandes tristezas em alguns desembarques.
Mário Quintana
* Um salve para Zé Mauro, o eterno viajante de trem *”
Carlos Antonio de Souza
01 de junho, 2021 | 17:47Até hoje não entendo como a Maria Fumaça pode ter sido interrompida.
Varias vezes passeiei nela na companhia das minhas filhas ainda crianças bem novinhas, que hoje estão com 24 e 28 anos.
São aquelas coisas boas da vida que acabam, e ficam somente na lembrança. Parabéns à Administração Municipal por tentar resgatar essa jóia do nosso passado, até recente.”