01 de junho, de 2021 | 14:44

Antônio Dias completa 315 anos de história

Arquivo DA
O município foi fundado por Antônio Dias de Oliveira em 1º de junho de 1706O município foi fundado por Antônio Dias de Oliveira em 1º de junho de 1706

O município de Antônio Dias celebra, neste dia 1º de junho, 315 anos de história. Conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ano de 2020, o município tinha 9.275 mil habitantes e é um dos mais antigos da região. A cidade é considerada a “mãe” das demais no Vale do Aço. Nesta data festiva, o prefeito Benedito de Assis Lima, o Ditinho (PSD) e seu vice, Élcio de Almeida Ataíde, Elcinho (MDB), exaltam a principal qualidade do lugar: sua população.

A história oficial aponta que a exploração da área do atual município teve início no século XVIII, quando Antônio Dias de Oliveira fundou um núcleo de bandeirantes em 1º de junho de 1706. O desenvolvimento da agricultura atraiu novos habitantes e, em 1832, foi criado o distrito subordinado a Itabira, emancipado em agosto de 1911.

Na década de 1930, teve início o desenvolvimento industrial no então distrito de Melo Viana, que, no entanto, veio a se transformar no município de Coronel Fabriciano em 1948. Este, por sua vez, deu origem às cidades de Ipatinga e Timóteo, que juntamente a Coronel Fabriciano correspondem a um dos maiores polos urbanos do Estado, a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA).

Bruna Lage
O prefeito Benedito de Assis Lima, o Ditinho (PSD) e seu vice, Élcio de Almeida Ataíde, Elcinho (MDB), enfatizam a história de Antônio Dias O prefeito Benedito de Assis Lima, o Ditinho (PSD) e seu vice, Élcio de Almeida Ataíde, Elcinho (MDB), enfatizam a história de Antônio Dias
Razões para celebrar

Ditinho destaca que o aniversário é motivo de comemoração, mas sem festividades, em razão do momento de pandemia da covid-19. “Estamos comemorando de forma atípica, mais uma vez, atingidos pela pandemia. Não podemos fazer a festa que a cidade tem costume e merece, mas não deixamos passar em branco. Realizamos nossa ‘live’ (transmissão ao vivo) solidária com sucesso e arrecadamos doações e cestas básicas, que serão destinadas a quem necessita”, informou.

Mesmo com o momento delicado em todo o Brasil, o prefeito assegura que o trabalho em prol da população não parou. “Temos realizado ações de grande valia para cada cidadão, nos quatro cantos do município. Foram feitos calçamentos e asfaltamentos de morros, reformas e ampliações dos prédios públicos, mas, acima de tudo, valorizamos e respeitamos o servidor público. Pagamos precatórios, avançamos muito e aproveito para parabenizar cada cidadão de Antônio Dias. Vocês são nosso principal patrimônio, nossa riqueza”, assegura Ditinho.

História

O vice-prefeito de Antônio Dias, Elcinho, salienta que as pessoas têm mantido vivo o espírito hospitaleiro do município. “Essa gente, que de geração em geração continua com suas características, quer uma Antônio Dias cada dia melhor. Nós, enquanto administradores, estamos aqui fazendo nossa parte, tentando dar um pouco mais de qualidade de vida a eles, em cada obra, seja na saúde, educação, esporte ou cultura. Temos realizado e avançado muito em cada canto de Antônio Dias, justamente pelo grande tesouro que temos, que são as pessoas de nossa cidade”, frisa.

Ele acrescenta que ao longo dos 315 anos de história, muito se perde, por isso o intuito da atual gestão foi reconstruir o antigo casarão. “Ele vai abrigar toda a história de Antônio Dias, queremos recontar isso, para que ela não seja perdida e as futuras gerações possam ter acesso. Temos esse compromisso. Somos a cidade-mãe do Vale do Aço e isso é motivo de orgulho. Como os filhos estão progredindo, temos a intenção de fazer Antônio Dias crescer um pouco mais e se fazer presente. Uma das formas é torná-la cidade polo do colar metropolitano e não apenas pertencente ao colar. Isso é uma briga que vamos travar para fincar o nome de Antônio Dias na história do Vale do Aço”, conclui Elcinho.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário