31 de maio, de 2021 | 17:39

'Acuenda' tem inscrições para arte na diversidade de gênero

Nilmar Lage/Divulgação
O projeto propõe a ocupação de várias plataformas para alcançar diferentes públicosO projeto propõe a ocupação de várias plataformas para alcançar diferentes públicos

Até o dia 13 de junho, estão abertas as inscrições para a primeira edição da “Acuenda”, mostra direcionada a manifestações artísticas e culturais pautadas pela diversidade de gênero, LGBTQIA+. Realizada pelo artista de dança Wenderson Godoi, do Espaço Hibridus Ponto de Cultura, a iniciativa tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e do Governo de Minas, juntamente com a Secretaria Especial de Cultura, do governo federal.

Conforme o artista, o projeto propõe a ocupação de plataformas digitais acessíveis a diferentes públicos com mostras de cinema (“Cine LGBTQIA+”), literatura (“Bixaria Literária”, “Sarau Resistência”), palestras, debates e reflexões sobre o cenário cultural regional, estadual e nacional, “para promover o encontro de artistas, ativistas, pesquisadores e agentes da cena cultural LGBTQIA+ no interior mineiro”.

Linguagem

Acuenda, no dialeto Pajubá, tem o mesmo significado que veja, olhe, observe, preste atenção. Com origem no idioma Iorubá, a linguagem foi adotada por travestis e ganhou a comunidade LGBTQIA+, conforme a produção da mostra.

Idealizador do projeto, Wenderson Godoi pretende contribuir para que novas oportunidades de “monetização” aconteçam neste momento de dificuldades impostas pela crise sanitária mundial. “Possibilitar o acesso da comunidade LGBTQIA+ ao protagonismo na cena artística e cultural no interior mineiro, estimulando a visibilidade, a segurança e o respeito”, são algumas metas da mostra cultural.

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas até o dia 13 de junho pelo link disponível no site do Hibridus Dança (www.hibridus.com.br), com o preenchimento de formulário on-line e anexação de todos os documentos solicitados. No site também é possível acessar a convocatória completa para consulta.

Cada um dos nove selecionados para a mostra “Acuenda” receberá um prêmio no valor de R$ 1.000, que será entregue mediante emissão de nota fiscal. A seleção será anunciada no dia 18 de junho, pelo site www.hibridus.com.br e pelas mídias sociais. Mais informações: [email protected] e (31) 98551-3323, com Luciano Botelho e Wenderson Godoi.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário