DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

01 de junho, de 2021 | 10:00

Nova remessa de vacinas contra a covid-19 chega ao Vale do Aço

Fábio Marchetto/Divulgação
Os imunizantes entregues desta vez são referentes à 21ª remessa de vacina Os imunizantes entregues desta vez são referentes à 21ª remessa de vacina

A Superintendência Regional de Saúde (SRS), em Coronel Fabriciano, recebeu, nesta segunda-feira (31), 438 doses da vacina Pfizer, que serão destinadas apenas ao município de Santana do Paraíso. Já na sexta-feira (28), foram entregues 17.090 doses da vacina AstraZeneca. Todos esses imunizantes são referentes à 21ª remessa e foram distribuídos nesta segunda-feira para os 35 municípios da macrorregião do Vale do Aço.

Ao todo, o governo de Minas Gerais distribuiu nessa remessa 60.840 doses da Pfizer, que saíram em caminhões escoltados pelas Forças de Segurança para o aeroporto da Pampulha, de onde foram enviadas para as Unidades Regionais (UR’s). Das regionais, as vacinas seguiram para os 73 municípios selecionados, a partir de critérios técnicos, pela Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG Nº 3.429) para receberem as doses da fabricante. Esta remessa da Pfizer é destinada à vacinação de pessoas com deficiência permanente, comorbidades, trabalhadores do transporte aéreo, Forças de Segurança e Salvamento.

Doses já entregues

No dia 24 de maio a SRS concluiu a entrega de 4.680 das doses da vacina Pfizer para quatro municípios da região: Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Caratinga. Conforme a SRS, cada um recebeu 1.170 doses do imunizante. Nessa nova remessa, foi a vez de Santana do Paraíso ser contemplada com a entrega da vacina Pfizer.

AstraZeneca

Já na última sexta-feira, as doses de AstraZeneca foram entregues às Unidades Regionais (UR’s) de Barbacena, Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Itabira, Leopoldina, Ponte Nova, Teófilo Otoni e Unaí. E nesta segunda-feira, o restante do lote 21º foi entregue a outras 19 URS’s. As 561.750 doses da AstraZeneca, que também integram o 21º lote de vacinas, foram distribuídas por via terrestre.

Público

As vacinas da AstraZeneca são destinadas à ampliação da imunização de pessoas com comorbidade, deficiência permanente, Forças de Segurança e Salvamento e a inclusão de trabalhadores do transporte aéreo e portuário.

Contemplados

Os municípios que não receberam vacina da Pfizer no Estado de Minas Gerais, na 21ª remessa, foram contemplados com a vacina da AstraZeneca para a população com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.

Critérios

Os critérios para cada município receber o imunizante da Pfizer são: População entre 30.000 e 78.999 habitantes; Ter equipe capacitada para a administração da vacina; Os municípios deverão estar distantes no máximo 2h30 da capital, por modal aéreo ou rodoviário (veículo refrigerado), para garantir a preservação da temperatura de transporte indicada (-15°C a -25°C) e até 12h entre (2°C a 8°C), observada a estrutura atualmente disponível para logística; As unidades de saúde devem comprovar mecanismos de agendamento para vacinação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário