30 de maio, de 2021 | 23:00

Aneel aciona bandeira vermelha 2 para o mês de junho

© Marcello Casal jr/Agência Brasil
Falta de chuva deve fazer com que contas de luz fiquem mais carasFalta de chuva deve fazer com que contas de luz fiquem mais caras
(Agência Brasil)
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na noite desta sexta-feira (28) que a bandeira vermelha, no patamar 2, será acionada no mês de junho. Isso representa um custo de R$ A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,06243 para cada quilowatt-hora kWh consumido, fazendo com que as contas de luz fiquem mais caras.

Segundo nota da Aneel, o mês de maio foi o primeiro da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN) e registrou "condições hidrológicas desfavoráveis". Nesta sexta-feira, o Sistema Nacional de Meteorologia emitiu um alerta conjunto de emergência hídrica para a área da Bacia do Paraná, que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

O mês de junho vai começar com os principais reservatórios do SIN em níveis mais baixos do que o ideal para esta época do ano, o que tende a significar redução da geração de energia por hidrelétricas e o aumento da geração por termelétricas, o que encarece o custo da produção.

"Essa conjuntura pressiona os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD), levando à necessidade de acionamento do patamar 2 da Bandeira Vermelha. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada", informa a nota.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel e sinaliza o custo real da energia gerada. Segundo a agência, a as cores verde, amarelo e vermelho (nos patamares 1 e 2) indicam ao consumidor se a energia custará mais ou menos em função do custo da geração e possibilitará que ele tome medidas para economizar no consumo ou efetuar um consumo mais consciente.

Em seu site, a Aneel dá dicas de como economizar energia, como tomar banhos mais curtos, usando o chuveiro na potência morna, deixar a porta da geladeira aberta apenas o tempo necessário e não colocar alimentos quentes dentro dela, juntar roupas para passar de um só vez e retirar aparelhos da tomada quando possível.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Graça

30 de maio, 2021 | 08:09

“Como é mesmo essa história primeiro anunciam quê não vai ter aumento depois anunciam que vai ter um acréscimo de não sei quanto. A tá é porque acréscimo não é aumento kkkk entendi.
"BRASIL MOSTRA SUA CARA,QUAL É OSEU NEGÓCIO, O NOME DO SEU SÓCIO CONFIA EM MIM"”

Paulo

29 de maio, 2021 | 17:49

“Inventaram a tal bandeira pra dizer que não tem aumento na conta. Na quinta arrotaram que pelo segundo ano consecutivo não haveria aumento na conta de luz. Hoje é bandeira vermelha dupla e com risco de racionamento, e a Eletrobrás será privatizada. Governo sem planejamento, chegamos ao ridículo da cemig receber conta de luz no cartão de crédito. O mês tá grande para o salário.”

Envie seu Comentário