15 de maio, de 2021 | 09:59

Turma da Mônica faz viagem em países de língua portuguesa

Divulgação

A “turma” mais querida do Brasil já está embarcada em uma jornada recheada de aprendizagens, com o lançamento do livro “Turma da Mônica: Viagem aos países da língua portuguesa”. A obra em formato digital é uma produção da Mauricio de Sousa Produções (MSP), em parceria com o autor José Santos, e apresenta as nações que possuem o Português como idioma oficial, destacando as diferenças entre seus vocabulários. O lançamento ocorreu nesta semana, na Universidade de Coimbra, em Portugal, transmitido pelo canal do YouTube do Grupo de Estudos Brasileiros Maria Quitéria.

Tudo começa quando a turminha do bairro do Limoeiro é a vencedora de um concurso de redação. O grande prêmio é uma excursão por nove países, passando por quatro continentes, em que a língua portuguesa é predominante. Ao lado dos personagens, o leitor aprende sobre mais de 200 palavras e se encanta com a pluralidade e a riqueza das nações lusófonas.

O projeto possui o objetivo de divulgar e democratizar a leitura para todos os cidadãos da ‘Comunidade dos Países de Língua Portuguesa’. A edição reuniu uma vasta pesquisa, que contou com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e a colaboração dos consulados de países como Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Timor-Leste, Cabo Verde, São Tomé, Príncipe e Moçambique.

“Tenho muito orgulho do fato de Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e companhia serem considerados embaixadores informais da língua portuguesa, aonde quer que estejam. Mas essa viagem pelos países lusófonos é uma aventura muito especial. Afinal, é importante que as crianças, os pais e os professores saibam sobre a riqueza do nosso idioma, que é falado em vários continentes”, comentou Mauricio de Sousa.

Divulgação
Sobre a parceria

Natural da cidade de Santana do Deserto, na zona da mata mineira, José Santos conta que acompanhava, mesmo antes de aprender a ler, as histórias de Horácio, Astronauta e Piteco, publicadas em suplementos literários de jornais, e foram personagens que, certamente, contribuíram com o seu processo de alfabetização. Começou a escrever para crianças depois do nascimento de seus filhos Miguel e Jonas. De lá para cá, já publicou mais de 50 livros, de poesia e de prosa, com temas bem variados, como folclore, terror, moda, astronomia, futebol, fábulas e música.

José Santos foi premiado pela FNLIJ (melhor livro em língua portuguesa), Jabuti e Retratos da Leitura no Brasil. Em parceria com Mauricio de Sousa, publicou “Turma da Mônica: Uma viagem a Portugal”, “Turma da Mônica: Uma viagem à América Latina”, “Turma da Mônica: Uma viagem ao Japão e ao Brasil” e “Turma da Mônica: Uma viagem aos países de língua portuguesa”.

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de entretenimento do país, responsável pela marca da Turma da Mônica. Atualmente, trabalha com 150 empresas que utilizam o licenciamento de seus personagens em mais de 4 mil itens. No universo digital, o canal no YouTube da Turma da Mônica já chegou a 14,5 bilhões de visualizações, além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, acervo de mais de 300 títulos e mais de 1,2 bilhão de revistas em quadrinhos distribuídas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário