14 de maio, de 2021 | 17:37

Dia da Luta Antimanicomial é comemorado com eventos em Coronel Fabriciano

Divulgação
A data lembra a luta contra os manicômios no Brasil  A data lembra a luta contra os manicômios no Brasil

A Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano informa que realiza neste mês uma série de ações em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. A data lembra a luta contra os manicômios no Brasil que resultou na política atual de saúde mental e na configuração da RAPS – Rede de Atenção Psicossocial.

A cidade possui uma estrutura de atendimento por meio de dois CAPS – Centro de Atenção em Saúde Mental infanto-juvenil (em processo de habilitação) e adulto, que fica no Casam, à rua Vale do Tocantins, 51 Bairro Morada do Vale.

O serviço é de porta aberta, podendo qualquer pessoa que esteja em sofrimento mental ou com transtorno persistente, procurar atendimento diretamente na unidade.

Giselle Oliveira, psicóloga e Referência Técnica em Saúde Mental do município, comemora a estrutura oferecida, que segundo ele democratiza os tratamentos, “qualquer pessoa que queira conhecer pode ir lá que temos horários de atendimento com psicólogo, técnico ou assistente social e isso é muito importante para combater a discriminação”.

No CASAM estão ocorrendo reuniões e seções de terapia com artesanato, música, pintura, artes e outras atividades voltadas para a capacitação e avaliação dos casos por meio dos matriciamentos. “Queremos fortalecer a conscientização e a assistência para que os pacientes se sintam acolhidos”, disse.

Seminário

Para marcar a data, a Secretaria de Governança da Saúde preparou para os dias 1º e 2 de junho o II Seminário de Saúde Mental. O evento será realizado no auditório do Centro Administrativo Mariano Pires Pontes e será aberto aos profissionais de saúde. A programação inclui palestras e rodas de conversa.

Para fortalecer ainda mais o serviço, o município apresentou ao governo do estado solicitação de habilitação de 4 leitos do Hospital Dr. José Maria Morais para atendimento exclusivo para pacientes com necessidade de atendimento de urgência, informou a Secretaria.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário