14 de maio, de 2021 | 17:12

Governo entrega 288 moradias populares em Coronel Fabriciano

Divulgação
Os contemplados Erundina Luzia e Roberto já fazem planos e vão reservar parte do orçamento para a mudança no início do mêsOs contemplados Erundina Luzia e Roberto já fazem planos e vão reservar parte do orçamento para a mudança no início do mês

O sonho de ter uma casa própria se tornou realidade para 288 famílias beneficiárias do Fabri, Meu Lar – Minha Casa, Minha Vida/FAR Faixa 1, em Coronel Fabriciano. Nesta sexta-feira (14), a Secretaria de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação fez a entrega das unidades habitacionais no Residencial Contente I, no bairro Contente.

“Fabriciano tem um déficit habitacional histórico; desde a década de 80, nenhum programa de moradias populares foi feito; das famílias aqui presentes, quase metade estava no aluguel social, algumas há mais de 10 anos. O Residencial Contente I é resultado de muito esforço, planejamento e vontade política. Hoje, entregamos não só moradias, mas dignidade para centenas de famílias”, destacou o prefeito.

Conforme a Secretaria, Domingos Sávio caminhou ao lado do prefeito para garantir os investimentos para a cidade. “Em 2017, primeiro ano da gestão do Marcos, identificamos que Fabriciano sequer tinha feito inscrição no ‘Minha Casa, Minha Vida’. Mas, centenas de famílias estavam no aluguel social, dependendo de um cheque mensal da prefeitura. Hoje é uma grande alegria, pois entregamos o respeito ao cidadão e ao que é seu de direito: trabalho, saúde e moradia”, pontuou o deputado.

Habitação

O Residencial Contente I possui 15 blocos, com 20 e 16 apartamentos, e infraestrutura completa com redes de água e esgoto, estacionamento, vias pavimentadas, iluminação em LED, guarita, área social, parquinho, equipamentos de ginástica e quadra poliesportiva. Cada apartamento tem dois quartos, sala, cozinha conjugada com área de serviço e banheiro. Os contemplados cumpriram as exigências do programa, inclusive a apresentação de documentos junto à Caixa Econômica Federal (CEF).

Vida nova, endereço novo

Nesta sexta-feira os contemplados também fizeram a assinatura do contrato com a Caixa e receberam as chaves e certidões de números. Providenciada a ligação de água (Copasa) e energia elétrica (Cemig), as famílias já podem se mudar para seu novo apartamento. Os contemplados Erundina Luzia e Roberto já fazem planos e vão reservar parte do orçamento para a mudança no início do mês. “Sempre morei de aluguel... Morar no que é meu, da minha família, é um sonho”, revela a dona de casa, moradora do Bloco 1.

Há mais de dez anos no aluguel social, a dona de casa Lindaura da Penha Mendes, não conteve a emoção ao receber o documento definitivo e as chaves do seu novo apartamento, no Bloco 15. “Foi muita luta para chegar até aqui. A única casa que tive, precisei abandonar porque foi condenada pela Defesa Civil, na gestão anterior, e perdi o pouco que tinha. Por anos, fiquei no aluguel social. É muita emoção ter um lugar seguro e que é meu para morar”, relatou a dona de casa.

Cerimônia

A cerimônia seguiu os protocolos de prevenção à covid-19 e foi acompanhada pelo prefeito Marcos Vinicius; vice-prefeito, Sadi Lucca; gestor da pasta, Douglas Prado; Ricardo Gusmão, representante da Caixa Econômica Federal; o sócio-diretor da Brix Construtora, empresa licitada para realizar a obra, Felipe Carneiro.

Também prestigiaram a solenidade os deputados federais Domingos Sávio (PSDB) e Alê Silva (PSL); deputados estaduais Tito Torres (PSDB) e Celinho do Sintrocel (PCdoB); presidente da Câmara Municipal, Miltinho do Sacolão (PSDB), vereadores, secretários municipais e imprensa.

Meta é entregar mil moradias

A Secretaria destaca que vai entregar mais 500 apartamentos no Residencial Buritis, no bairro São Vicente. O conjunto habitacional segue os moldes do Contente I e está na fase final de obras. Com isso, o governo garantir moradia para mais de 3 mil pessoas – levando em conta 4 integrantes por grupo familiar. O convênio com a Caixa Econômica foi firmado no início de 2019. Na ocasião, o prefeito afirmou que a meta da gestão é entregar 1.000 moradias.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Fernando

15 de maio, 2021 | 08:03

“Quero ver agora quanto tempo vai levar para entregar as outras 500 unidades do bairro São Vicente , conheço muitas pessoas que ganharam no Buritis e que estão passando dificuldades em pagar aluguel , principalmente nesta pandemia, entre outras contas básicas , tem que ter uma prioridade para estas pessoas , não se pode deixar que a burocracia leve tanto tempo, o que falta muitas vezes é a cobrança e exigência dos administradores municipais!”

Jose

15 de maio, 2021 | 07:56

“Sempre foi assim: " é porque este prefeito não faz nada, só pensa no seu salário, é mentiroso, enganador, a cidade tá abandonada, os pobres sem casa pra morar" Então, quando o prefeito com boa vontade aliado aos representantes do banco, empreiteiras etc constroem e realizam um sonho dos pobres, Criticam " é porque não fez mais que sua obrigação" Aff...haja paciência.”

Antonio Dimas Guedes Otoni

15 de maio, 2021 | 07:31

“NÃO FEZ MAIS DO QUE SUA OBRIGAÇÃO, PEDIU PARA SER ELEITO, NÃO TÁ NO CARGO DE GRAÇA, TEM MUITOS PRIVILÉGIOS. O POVO PRECISA SABER COBRAR.”

Bom

14 de maio, 2021 | 19:47

“SE TODO POLÍTICO PENSASSE UM POUQUINHO NO POVO QUE O ELEGEU, TENHO CERTEZA QUE NOSSO BRASILZÃO SERIA OUTRO.
CONTINUE ASSIM PREFEITO, DEIXA OS LADRÕES PRA LÁ, E FAÇA O SEU MELHOR;
PARABÉNS MARCOS VINÍCIUS .....
QUEM SABE UM DIA VOCÊ SERÁ NOSSO PRESIDENTE.”

Envie seu Comentário