14 de maio, de 2021 | 13:26

Igreja Católica comemora Dia Mundial das Comunicações Sociais

Arquivo DA

Há 55 anos a Igreja Católica celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCs). Trata-se de uma reflexão sobre a realidade da comunicação e da profissão do comunicador, emitida pelo papa em memória de São Francisco de Salles, padroeiro dos Comunicadores, informa a assessoria da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.

O tema para este ano é “Vem e Verás” (do Evangelho de João) com o lema “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”, nos quais o Papa Francisco reforça um dos fundamentos básicos do exercício de Jornalismo: “procurar a origem da informação, além de gastar a sola dos sapatos evangelizando”.

A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano celebrará o DMCs, em sintonia com a Igreja, neste domingo (16), dia da Ascensão do Senhor, com a publicação de um vídeo alusivo à data, com a palavra do bispo diocesano dom Marco Aurélio Gubiotti, culminando com a celebração de três missas, celebradas em cada uma das regiões pastorais diocesanas: 15h na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em João Monlevade, com transmissão pelo Facebook da paróquia; 19h no Santuário São Geraldo Majela, em Itabira, com transmissão pelo Facebook do Santuário e YouTube da paróquia Nossa Senhora da Penha; 19h30, na Co-catedral São Sebastião, em Coronel Fabriciano, com transmissão pelo Facebook da Diocese.

Dia Mundial das Comunicações

O Papa Paulo VI foi o primeiro a comemorar o Dia Mundial das Comunicações, no dia 7 de maio de 1967. A data foi instituída com o decreto Inter Mirifica. Desde então, vem sendo celebrada em muitos países no domingo que antecede a Festa de Pentecostes.

Portanto, com o intuito de “suscitar na Igreja e no mundo uma atitude social nova e salutar com relação ao uso desses instrumentos”, desde 1967, os papas escrevem anualmente uma mensagem discorrendo sobre o tema escolhido para a reflexão de cada ano. Em 2009, temos a mensagem de Bento XVI: “Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário