Expo Usipa 2024 02 - 728x90

14 de maio, de 2021 | 13:25

Eduardo Sirotsky Melzer: EB Capital vê oportunidade de investimento em escolas profissionalizantes


Eduardo Sirotsky Melzer, CEO da EB Capital, está de olho no setor de ensino profissionalizante. “Estamos nos associando a empresários locais no ensino profissionalizante e queremos, sim, expandir essa área, que é uma lacuna estrutural, pois é essencial para formar mão de obra no país”, avalia o fundador da EB Capital.

Aproximadamente 1,9 milhão de matrículas



“A educação profissionalizante é uma área que precisa de atenção”, salienta Eduardo Sirotsky Melzer. “O setor ajuda muito no desenvolvimento econômico do País, qualificando os jovens, preenchendo os postos de trabalho que exigem mão de obra qualificada”, destaca o fundador e CEO da EB Capital. Interessante observar que a educação profissionalizante teve, em 2020, segundo o Censo da Educação Básica, aumento de 4,1% em relação a 2016: aproximadamente 1,9 milhão de matrículas.

Em 2020, a EB Capital já havia mostrado interesse em adquirir duas escolas técnicas, a Essa e a Enferminas. A primeira, com uma grade ampla de cursos. A segunda, focada em enfermagem. Segundo Eduardo Sirotsky Melzer, há, ainda, mais dez aquisições em análise. “A educação profissionalizante resolve tanto o problema de educação como de emprego”, avalia ainda o fundador e CEO da EB Capital.

E não é à toa, para além de ser uma lacuna estrutural, que a EB Capital mira nas escolas profissionalizantes. Segundo levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Brasil, cerca de 10% dos estudantes do ensino médio saem de cursos técnicos. A média dos países da organização, no entanto, é de 40%. Áustria e Eslovênia, ambos considerados países de primeiro mundo, possuem uma taxa superior a 65%. “São exemplos a seguir”, acrescenta Eduardo Sirotsky Melzer. “A falta de formação técnica acaba sendo um entrave lá na frente, na hora em que as empresas precisam contratar mão de obra.

Nem a empresa consegue contratar e nem o cidadão consegue emprego”, diz Eduardo Sirotsky Melzer



Nem a empresa consegue contratar e nem o cidadão consegue emprego”, diz Eduardo Sirotsky Melzer. A avaliação do fundador e CEO da EB Capital vai de encontro ao levantamento da Gama Academy, que aponta: 66% das 55 empresas mapeadas em todo o Brasil enfrentam dificuldades na contratação de profissionais pela falta de qualificação técnica dos candidatos.

“Há uma demanda crescente e necessária pelo ensino profissional no Brasil. Hoje, a gente tem uma média de 2 milhões de alunos no ensino profissional. Se acompanhássemos o ritmo de outros países da América Latina, teríamos aproximadamente 5 milhões de estudantes. Ou seja, 5 milhões de pessoas se qualificando para o mercado de trabalho”, completa Eduardo Sirotsky Melzer.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário