EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

11 de maio, de 2021 | 17:41

Biblioteca encerra oficinas e abre concurso de poemas

Divulgação
A última atividade da série de oficinas on-line acontece nesta quarta-feiraA última atividade da série de oficinas on-line acontece nesta quarta-feira

A série de oficinas “Conversas ao redor do poema”, ministradas pela escritora Ângela Castelo Branco, de A Casa Tombada (SP), termina nesta quarta-feira (12), às 19h. O tema a ser abordado é “Aulapoema: pode uma aula ser um poema?”.

Realizada pelo Instituto Usiminas, com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a atividade gratuita faz parte das comemorações pelos 16 anos da Biblioteca Central de Ideias. A programação é formada por três encontros independentes e, para participar dessa terceira e última oficina, é necessário fazer inscrição pelo e-mail: [email protected].

Durante as oficinas, Ângela Castelo Branco, que também é poeta, arte-educadora e doutora em Artes, estabelece um ambiente coletivo de escuta, com partilha de experiências e experimentações em torno da palavra poética, para que o poema possa emergir. Ao compartilhar textos de outros autores e propor desafios aos participantes, Ângela apresenta as formas de compreender “onde está o poema nos tempos atuais” e as duas maneiras de se escrever o texto poético: uma tentando conduzi-lo a um caminho prévio e outra escutando seu próprio caminho enquanto o poema se faz. 

Concurso de poesia

Ângela Castelo Branco será também uma das avaliadoras do “Concurso de Poesia”, ao lado de representantes do Instituto Usiminas. A iniciativa, de acordo com a produção, é um convite da Biblioteca Central de Ideias para que as pessoas de todas as idades possam se expressar, livremente, sobre as suas visões de mundo com a criação de uma poesia sobre o tema “O que pode uma biblioteca curar?”. 

Instituições de ensino podem inscrever seus alunos nas categorias de estudantes de ensino fundamental II, ensino médio e ensino superior. Basta enviar a ficha de inscrição dos participantes, contendo os dados da instituição, do aluno, ano que cursa, além da poesia. Para participar na categoria geral, o interessado deve enviar as informações pessoais (nome, telefone, endereço, idade) e a poesia anexada. As inscrições para participar do concurso podem ser feitas até a próxima quarta-feira (19/5), pelo e-mail: [email protected]. Mais informações podem ser obtidas pelo mesmo endereço eletrônico.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário