11 de maio, de 2021 | 16:02
Atendimento da Cozinha Comunitária de Coronel Fabriciano cresce durante a pandemia
A Cozinha Comunitária é responsável por atender famílias em situação de vulnerabilidade alimentar em Coronel Fabriciano. Neste período de pandemia, muitas famílias buscam na unidade uma forma de adquirir alimentos saudáveis a um preço acessível, destaca a administração municipal, que faz a gestão da Cozinha por meio da Secretaria de Governança Social.
Em 2019, a Cozinha Comunitária de Fabriciano forneceu 37.413 refeições (média diária de 147 refeições fornecidas). Em 2020, por causa do isolamento social, houve uma grande queda. Foram fornecidas 32.139 refeições (média diária de 128 refeições). Neste ano de 2021 a procura voltou a crescer e registrou em abril um aumento de 235% no número de refeições diárias chegando a 300 refeições dia.
A secretária de Governança Social, Letícia Godinho, acredita que este aumento na procura está associado ao desemprego e à perda de renda provocada pela pandemia. O impacto econômico é maior para quem perdeu o emprego ou a forma de sustento, já que profissionais liberais e pequenos comerciantes também tiveram suas atividades impactadas. Então, com menos recursos para adquirir os alimentos estas famílias encontraram na cozinha uma alternativa e ficamos cada vez mais preocupados em fortalecer e dar qualidade a esse serviço”, disse.
O custo da alimentação fornecida pela cozinha é acessível: R$ 2,50 para inscritos no CAD Único e R$ 5,00 para moradores em geral. A Cozinha Comunitária também fornece alimentação gratuita para os usuários do Centro POP e pessoas encaminhadas pelos Cras. Os encaminhamentos do Cras são famílias em situação de vulnerabilidade provocada por desemprego ou outras dificuldades. Para receber a refeição, destaca a Secretaria, a pessoa deve procurar o Cras de referência e ser inserida em acompanhamento.
Por causa das regras impostas pela pandemia, foi suspenso o consumo no local e atualmente a Cozinha funciona com fornecimento de marmitex. Para garantir o sustento das famílias atingidas pela crise, o município informa que reforçou a aquisição de alimentos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]