CADERNO IPATINGA 2024

10 de maio, de 2021 | 13:52

Sesuma plantou 871 novas árvores em Ipatinga nos últimos três meses

Divulgação
Plantios são referentes aos projetos ''Pomar Urbano'' e ''Calçada Linda''Plantios são referentes aos projetos ''Pomar Urbano'' e ''Calçada Linda''

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Ipatinga, a vegetação do município foi enriquecida com quase mil novas árvores, de diversas espécies,nos últimos três meses. Foram realizados 871 plantios, referentes aos projetos “Pomar Urbano” e “Calçada Linda”, além do embelezamento paisagístico de canteiros e margens de ruas, avenidas, rotatórias e praças e, também, recomposição da mata ciliar.

De acordo com o Departamento de Meio Ambiente (Demam), Ipatinga evolui cada vez mais no ranking das cidades com maiores índices de área verde por habitante no país. E o titular da Sesuma, Célio Andrade, enfatiza que um dos principais motivos desse elevado nível de reconhecimento é a qualidade do trabalho realizado no Viveiro Municipal, “onde, a cada ano, são produzidas aproximadamente 300 mil mudas”.

“A reserva técnica e o potencial produtivo do nosso Viveiro são riquíssimos. Além de palmeiras, arbustos de qualidade e inúmeras outras árvores de categorias e portes diferenciados, para atender a fins específicos, dispomos de plantas medicinais. Mas a maior parte são de espécies ornamentais destinadas ao ajardinamento da cidade, para o qual temos metas bem definidas para os próximos meses”, destaca.

Como é feito o plantio

Ainda de acordo com o secretário Célio Andrade, “existe um processo para a identificação das áreas propícias para plantio, seja de forma autônoma, pelo município, ou em atendimento a demandas da sociedade. Uma equipe técnica composta por bióloga e engenheiro agrônomo prepara descritivo sobre a área, condições de solo, espaçamento possível entre árvores, relação da área com sistema de transmissão de energia aérea e subterrâneo, rede de saneamento e abastecimento de água. Todo o processo tem como objetivo plantar as espécies que melhor se adaptam a cada região”, detalha.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jane

10 de maio, 2021 | 23:08

“Pracinha da Vila Celeste aguarda ansiosa ter mais flores, menos cimento e um paisagismo decente... oremos!”

Envie seu Comentário