09 de maio, de 2021 | 14:40

Aprendendo a dirigir um carro em marcha a ré

Reprodução

Você é um motorista principiante, possui um carro Renault, por exemplo, e ainda não se sente seguro para dirigir o veículo em marcha a ré? Não se preocupe, porque também os motoristas experimentados sentem um certo nervosismo quando devem utilizar essa marcha. Afinal de contas, o carro foi feito para avançar, não é verdade?

Ir como o carro para trás pode ser uma tarefa complicada, sobre tudo se você pensar que o volante está na sua frente e você é obrigado a dirigir olhando para trás. Mas conduzindo o seu Renault ou qualquer outro carro devagar e prestando atenção, você conseguirá cumprir essa missão com muito sucesso!

Dirigir um veículo é uma tarefa simples se você aprendeu todos os itens necessários para dirigir corretamente. Depois disso, só a experiência que se ganha com o passar do tempo permitirá que você se sinta completamente à vontade dirigindo.

No entanto, sendo experimentado ou novato, há um tipo de direção que provoca nervosismo ou ansiedade a todos: ir marcha a ré. Mas não se preocupe, isso tem solução, tanto possuindo carros da Renault como de qualquer outra marca.

Dicas para ter sucesso em marcha a ré

Tenha presente as seguintes dicas. Com o tempo, você poderá se sentir à vontade nessa tarefa!
Faça uma revisão de 360 º. O que significa isso? Você deverá virar cabeça e ombros fazendo um círculo inteiro, para ter a opção de olhar ao redor do carro. Desse modo poderá ter a certeza de não ter um obstáculo no seu caminho nem nada que possa atrapalhar a sua ação.

Para que essa tarefa tenha sucesso, use os espelhos, para isso estão aí! Mas não deixei de observar o tempo inteiro ao seu redor. Olhe também para o chão ao redor do carro, para ter certeza de não haver um cachorro ou qualquer outra coisa que você possa atingir na marcha a ré.

Neste ponto é importante saber se o seu carro tem câmbio manual ou câmbio automático. Acontece que sendo manual, o seu pé esquerdo deverá estar apoiado sobre o pedal da embreagem. Mas se for automático, você só trabalhará com o pé direito. Ou seja, para dirigir tanto para a frente como para trás, só o pé direito pisará no freio ou no acelerador. Portanto, lembre-se que em um carro com câmbio automático, o pé esquerdo não se usa.

Uma vez colocada a marcha a ré, pise no pedal do freio com o pé direito, impedindo que o carro se movimente e vá soltando devagar, mantendo sempre o pé perto do freio. Se a distância a percorrer em marcha a ré for curta, não tire o pé do freio completamente.


Como para ir marcha a ré o corpo do motorista vira para a direita, coloque a mão esquerda no meio da parte superior do volante, porque desse modo você poderá ajustar com facilidade qualquer movimento para dirigir em linha reta para trás. Ir marcha a ré com as duas mãos no volante e praticamente impossível. Portanto, a posição indicada é só com a mão esquerda no volante.

Olha para trás sob o seu ombro direito, sem retirar o pé do pedal do freio. Se você não estiver dirigindo Renault carros e sim uma caminhonete, por exemplo, que não permite a sua visão da janela de trás, utilize os espelhos laterais como ajuda. A mão direita deve ir sobre o banco do carona, para poder olhar confortavelmente para trás.

Retirando o pé do pedal do freio bem devagar, o caro irá movimentando-se para trás. Fazendo isso bem devagar, o veículo não acelerará e você poderá manter completamente o controle. Mas se o seu carro tiver câmbio manual, aí sim você deverá usar o acelerador enquanto vai soltando a embreagem para cumprir a mesma tarefa.

Evite andar mais rápido se você sentir que não pode controlar facilmente o carro. Ir para trás não é igual a dirigir para frente. A visão que você tem não é completa e olhar pela janela proporciona uma visão limitada. Não tenha pressa e faça isso com calma para evitar qualquer acidente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário