08 de maio, de 2021 | 10:45

Endança divulga seleção de atrações para edição on-line

Divulgação
Grupos da região também estão selecionados para a edição especial do encontroGrupos da região também estão selecionados para a edição especial do encontro

Companhias, grupos independentes e artistas de dança de vários estados integram a programação do Encontro de Dança do Vale do Aço (Endança), que vai apresentar este ano um edição especial on-line. Serão 34 coreografias de artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernanbuco, Santa Catarina e Minas Gerais, nas modalidades ballet de repertório, clássico/neoclássico, dança contemporânea, danças urbanas e jazz.

Com mais de 25 anos promovendo festivais e encontros que ficaram conhecidos no cenário de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, o Endança almeja agora, com esta edição on-line, a cena nacional. Salette Olguin, diretora artística do projeto, destaca que ficou emocionada em receber inscrições de vários estados, tanto de capitais quanto de cidades do interior. “É gratificante ver o alcance que o projeto conseguiu, recebendo trabalhos em todas as modalidades, principalmente de cidades do interior. Sei o quanto é dificil para nós, artistas da dança e de outras áreas que estamos no interior, ávidos por assistir bons espetáculos e por mostrar também o trabalho sério que realizamos em nossas cidades”, avalia a diretora.

Curadoria

Para a seleção das coreografias, Salette Olguin convidou a bailarina, pesquisadora e intérprete Mariângela Caramati. Formada pelo método Royal Academy of Dancing, na Escola de Danças Clássicas Ana Lúcia, Mariângela atua como profissional da dança desde 1982. Em sua carreira, destaca-se a participação em concursos e festivais, além de várias premiações, como o prêmio Sesc Satec de melhor bailarina, com o espetáculo “Entre o Céu e as Serras”, dirigido por Luiz Mendonça. Mariângela ingressou na Cia. De Dança Palácio das Artes em 1989, como corifeu, passando a solista e primeira bailarina em 1991. Em 2000 iniciou, junto à companhia, pesquisa em criação e direção, passando a atuar como bailarina criadora, função que exerce até hoje.

Divulgação
Belo Horizonte e várias cidades do país participam da programação on-line de dançaBelo Horizonte e várias cidades do país participam da programação on-line de dança
Também integra a equipe de curadoria, o bailarino e coreógrafo Rodrigo Gièse, que iniciou seus estudos em 1981 e, desde então, trabalha arduamente em prol da dança. Em 1985 passou a integrar a Cia. de Dança Palácio das Artes, recebendo várias premiações como melhor bailarino por suas interpretações e performances. Atualmente, é coreógrafo, professor e assistente de ensaios da Cia de Dança Palácio das Artes. Gièse já assinou trabalhos especiais apresentados por várias companhias e, em duas oportunidades, em edições anteriores do Endança.

A bailaria e coreógrafa Salette Olguim completa o time de curadores desta edição on-line do Endança. Filha de Zélia Olguin, referência da dança na região do Vale do Aço, Salette iniciou sua carreira logo cedo e possui especialização com renomados profissionais da dança, como Dalal Achar, Reynaldo Muniz Delgado, Huda Bitencourt, Lúcia Milas e Desmonde Doyle, além de cursos internacionais em Londres e Amsterdan.

Serviço

As coreografias selecionadas para a edição on-line Endança são de diversas cidades brasileiras: Senador Pompeu e Fortaleza/Ceará; Piracicaba, Mogi Guaçu, Pindamonhangaba e capital/São Paulo; Joboatão dos Guararapes/Pernambuco; Tubarão, Içara, Joinville e Cocal do Sul/Santa Catarina; Terezópolis/RJ; Belo Horizonte, Coronel Fabriciano e Ipatinga/MG. A programação especial do Endança será realizada em junho, pelos canais do projeto no YouTube. A produção é da Associação Cultural Zélia Olguin, por meio por meio de recursos da Lei Aldir Blanc. Contatos: Salette Olguin (31) 98605 8026 e Marilda Lyra (31) 99966 4166.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário